O diretor do serviço de neurologia do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, adiantou este sábado à agência Lusa que cerca de 300 doentes são internados por ano no maior hospital dos Açores devido a Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) registou no ano passado 3.138 casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que foram encaminhados para a Via verde do AVC, o que representa uma média de nove casos por dia.
A Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital de S. Teotónio, em Viseu, que completa no sábado dez anos de existência, já acolheu 2.691 doentes, mas as suas oito camas são consideradas insuficientes para as necessidades.
A delinquência juvenil e a grupal diminuíram em 2017, mantendo ambas uma tendência de descida já registada em anos anteriores, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI).
Menos de metade dos portugueses considerava-se bem de saúde em 2016 e mais de 40% achava que tinha uma doença crónica ou prolongada, referem dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta quinta-feira.
Um em cada cinco portugueses tinha mais de 65 anos em 2016, o que torna Portugal num dos países mais envelhecidos da União Europeia, refere o INE num documento que analisa a Península Ibérica em números.
Mais dois casos de sarampo foram registados até às 19:00 de quarta-feira, totalizando 78 infetados com o vírus, segundo nota da Direção Geral da Saúde (DGS).
A nova tabela de preços a pagar aos prestadores de cuidados de saúde aos beneficiários da ADSE, que entra em vigor no domingo, sofreu 15 alterações, as quais eram reclamadas pelos operadores privados.
A Cooperativa dos Proprietários de Farmácias (Cooprofar) anunciou esta quinta-feira o lançamento de uma campanha de sensibilização em 1.200 farmácias para contribuir para o combate à doença oncológica, que “anualmente causa a morte de um em cada quatro portugueses”.
Os farmacêuticos estão contra a prática de descontos no preço dos medicamentos ao balcão das farmácias, por considerarem que gera “desigualdades e iniquidades” no acesso aos fármacos e à saúde, anunciou esta quinta-feira a Ordem dos Farmacêuticos (OF).
Os hospitais da Região de Lisboa e Vale do Tejo devem aumentar, até setembro, o número de camas para doentes agudos para 8.149, determina esta quinta-feira uma portaria sobre a reestruturação da Rede de Cuidados de Saúde.
O administrador do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa defende mais estudos sobre as repercussões do uso da canábis para fins terapêuticos e duvida que o hospital venha a ter uma plantação para uso nos doentes.
A 42.ª edição do Portugal Fashion, com apostas para o próximo outono/inverno, começa este sábado em Lisboa com um desfile encenado da dupla de criadores Storytailors e a apresentação das coleções de Alexandra Moura, Pedro Pedro e Carlos Gil.
A organização da ModaLisboa fez um “balanço ótimo” da 50.ª edição, mas admitiu cuidados redobrados, como a instalação de infraestruturas resistentes devido ao mau tempo, que atraiu também menos visitantes para atividades abertas ao público.
Um empreendedor social e orador internacional espanhol e uma licenciada em gestão de marketing portuguesa abandonaram em 2010 as carreiras profissionais para criarem, no Porto, uma associação para sensibilizar e dar ferramentas aos pais das crianças autistas.
Mais de 14 mil casos de sarampo foram notificados em 30 países europeus no ano passado, triplicando o número de situações registadas em 2016, segundo um relatório publicado este mês pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças.
O Banco Farmacêutico promove este sábado mais uma recolha de medicamentos, uma iniciativa que conta com o apoio de 230 farmácias de todo o país e se destina a apoiar os utentes de 100 instituições de solidariedade social.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta terça-feira quatro distritos de Portugal continental sob aviso amarelo por previsões de queda de neve acima da cota dos 600 metros
O Conselho Regional Sul da Ordem dos Médicos manifestou este sábado preocupação com o Concurso de Internato Médico, exigindo esclarecimentos sobre a Prova Nacional de Seriação (PNS), efetuada em novembro de 2017.
O consumo de leite caiu nos últimos dez anos em Portugal, potenciado pela “desinformação” que contribuiu para que as bebidas vegetais ganhassem espaço no mercado nacional, segundo a Fenalac.
Mais de 5.500 utentes beneficiaram do programa de rastreio ao cancro oral em quase quatro anos de funcionamento, tendo sido detetados 129 casos de lesões malignas e outras 168 potencialmente malignas.