Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) estão a usar os resíduos de animais marinhos como matéria-prima para desenvolver baterias "mais amigas do ambiente", foi hoje revelado.
Os médicos iniciam hoje uma greve de dois dias para exigir a valorização da carreira e das tabelas salariais, numa altura em que sindicatos e Governo estão em negociações, mas ainda sem acordo após várias reuniões inconclusivas.
Cerca de 53 mil crianças frequentam creches de forma gratuita, três mil das quais no setor privado, disse a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, garantiu que esta semana será apresentada a estratégia de reorganização em rede das urgências de urologia, gastroenterologia e pediatria dos hospitais de Lisboa e Vale do Tejo (LVT).
Associações feministas e sindicatos vão marchar hoje em 12 cidades portuguesas pelos direitos das mulheres, no âmbito da Greve Feminista Internacional, que acontece em Portugal desde 2019.
Um estudo espanhol conclui que 70% das mulheres acreditam que a perspetiva de género deve ser incluída na saúde para cuidados eficazes e, sendo o sexo decisivo na maioria das patologias, destaca como necessários diagnósticos e tratamentos diferenciados.
Quase 120 lares de idosos foram encerrados no ano passado, 22 dos quais “de forma imediata” devido às situações detetadas, revelou hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu um programa de intervenção psicológica ‘online’, que demonstrou ter impactos positivos em mulheres pós-parto, revelou hoje aquela instituição de ensino superior.
O lar de idosos da Lourinhã suspeito de maus-tratos recebeu em 2022 uma visita conjunta de acompanhamento realizada pela segurança social e saúde, que resultou em várias recomendações, indicou hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
O casal que geria uma creche alegadamente ilegal em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, nega as acusações de maus-tratos a menores e exercício de atividade ilegal de creche residencial.
O Ministério Público instaurou um inquérito ao caso do lar de idosos da Lourinhã, depois de terem sido noticiados no domingo relatos de maus-tratos, revelou hoje a Procuradoria-Geral da República (PGR).
A urgência pediátrica do Hospital Beatriz Ângelo (HBO), em Loures, vai reabrir ao fim de semana, em horário ainda por definir, disse hoje o presidente do município, Ricardo Leão.
Os enfermeiros que exercem funções nas unidades de saúde abrangidas pela Associação Portuguesa da Hospitalização Privada (APHP) vão estar em greve, pela primeira vez, no dia 16 de março, anunciou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).
O proprietário de uma clínica médica e suposto especialista em saúde reprodutiva foi detido, em Luanda, por suspeita de ter enganado mais de 200 mulheres, informou hoje o Serviço de Investigação Criminal (SIC).
Os enfermeiros do Hospital de Braga estão em greve hoje e sexta-feira, em protesto contra as políticas salariais que, alegam, os estão a prejudicar em “mais de 200 euros” por mês.
A subnutrição aguda entre mulheres grávidas e mães lactantes aumentou 25% nos últimos dois anos em 12 países duramente atingidos pelo aumento dos preços dos alimentos, promovido pelos combates na Ucrânia, segundo um novo relatório das Nações Unidas.
A principal causa de morte em 2020, na União Europeia (UE), foram as doenças cardiovasculares e não a covid-19, que ficou em terceiro lugar no ano em que se tornou uma pandemia, divulga hoje o Eurostat.
Uma investigação do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve desenvolveu soluções químicas que permitem reduzir a contaminação de bivalves com biotoxinas no processo de depuração e procura agora tornar o processo economicamente sustentável.
A GNR constituiu arguido um casal por exercer a atividade ilegal de creche residencial e por maus tratos a menores, em Santa Maria Feira, distrito de Aveiro, informou hoje aquela força de segurança.
Quase toda a população mundial está exposta a partículas finas em suspensão no ambiente (PM2.5) acima dos limites considerados de segurança, indica um estudo global sobre poluição ambiental hoje divulgado.
Cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) estão a desenvolver uma ferramenta de inteligência artificial para acelerar a procura por evidências de civilizações extraterrestres, utilizando, para isso, a ajuda da sociedade em geral.
Apenas 0,18% da superfície terrestres e 0,001% da população mundial vive em níveis de poluição considerados seguros pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de acordo com o primeiro estudo global sobre a poluição do ar.
Trabalhadoras da Misericórdia da Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, e um dos sindicatos que as representa denunciaram hoje que continuam a existir "casos da sarna e uma praga de baratas na instituição".
A Organização Mundial de Saúde considerou o terramoto que atingiu a Turquia e a Síria em 06 de fevereiro "o pior desastre natural num século na Europa", deixando mais de 50 mil mortos.