Equipas de prevenção, circuitos definidos e espaços adaptados foram algumas medidas que os três centros hospitalares de Lisboa tomaram para responder ao aumento da procura durante a Jornada Mundial da Juventude sem descurar a atividade normal.
A interdição a banhos nas praias de Quarteira e Vale do Lobo, no Algarve, que durou menos de 24 horas e cuja interdição foi hoje levantada, foi causada por um foco de poluição.
Os 200 a 300 médicos da América Latina que o Governo pretende contratar irão para os cuidados de saúde primários em regiões como Alentejo, Algarve e Lisboa Vale do Tejo, anunciou hoje o ministro da saúde.
A interdição a banhos na praia de Quarteira, no Algarve, foi levantada hoje de manhã depois de, na terça-feira, ter sido decretada devido à presença de uma bactéria na água, constatou a agência Lusa no local.
Blocos de cirurgia e centros de saúde encerrados é o resultado do segundo dia da greve dos médicos, que o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) estima que mantenha a "forte adesão" de cerca de 90% registada na terça-feira.
O Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral (ACeS PL) perdeu 25 médicos nos cuidados de saúde primários desde o início do ano, tendo-se registado a entrada de dez clínicos, disse à agência Lusa o diretor executivo.
A Associação Nacional de Jovens na Fisioterapia manifestou hoje preocupação com o futuro da profissão, alertando que os novos estatutos da ordem colocam em causa a segurança dos cidadãos e a regulação de cerca de 12.000 profissionais.
As águas do Mar Mediterrâneo atingiram, na segunda-feira, a temperatura diária mais elevada de que há conhecimento, segundo os investigadores do Instituto de Ciências do Mar (ICM), de Barcelona.
As autoridades ambientais interditaram a banhos as praias de Vale do Lobo e de Quarteira, no concelho de Loulé, devido à presença de bactérias prejudiciais à saúde na água do mar, disse o capitão do porto de Faro.
O Infarmed autorizou o uso do medicamento pembrolizumab no tratamento do cancro de mama triplo negativo metastático, do colorretal metastático, do colo do útero persistente, do esófago metastático, carcinona das células renais em adultos e alguns casos de melanoma.
Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), hoje divulgado, identificou que mais de metade das pessoas com uma doença autoimune que provoca hipertiroidismo tem nódulos e um risco aumentado de cancro da tiroide.
Meia centena de médicos da Unidade Local Saúde Alto Minho (ULSAM) formalizaram hoje a recusa em fazer mais do que as 150 horas extraordinárias definidas pela lei, atitude que a administração admitiu estar a causar “preocupação”.
Utentes do concelho de Cascais manifestaram-se hoje silenciosamente durante uma visita do ministro da Saúde ao Polo de Saúde de Carcavelos, hoje inaugurado, para exigir a criação de equipas de saúde familiar para dar resposta a 40.000 utentes.
O líder do Chega apelou hoje ao Presidente da República para obrigar no Governo a tomar medidas para assegurar que o Serviço Nacional de Saúde dê a resposta necessária durante a Jornada Mundial da Juventude.
O PSD entregará ao Tribunal Constitucional o pedido de fiscalização sucessiva do diploma que despenalizou a eutanásia depois das férias parlamentares, em setembro, disse à Lusa a vice-presidente da bancada Paula Cardoso.
O ministro da Saúde escusou-se hoje a comentar os números da adesão à greve dos médicos e reiterou o empenho na aproximação com os clínicos, avançando que a proposta da grelha salarial será enviada quarta-feira aos sindicatos.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) disse hoje que muitas das intenções do ministro da Saúde têm “esbarrado com total insensibilidade” do Ministério das Finanças, lembrando que há milhões de portugueses sem médico de família.
O ano de 2022 foi aquele que registou mais mortes por afogamento em Portugal nos últimos 18 anos, com 157 casos, segundo o relatório nacional do Observatório do Afogamento, hoje divulgado.
O líder do PSD, Luis Montenegro, considerou hoje que a política de valorização dos profissionais de saúde “está a falhar” em Portugal, mas não na Madeira, onde a greve dos médicos teve hoje uma adesão praticamente nula.
Um relatório da Ordem dos Médicos conclui que o Serviço de Urgência/Bloco de Partos do Hospital Santa Maria (Lisboa) não tem condições para se manter em funcionamento porque "comporta riscos graves" para as grávidas e profissionais de saúde.
Cirurgias e consultas externas nos hospitais do Algarve adiadas e constrangimentos nas unidades de cuidados de saúde primários são consequências da greve convocada pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM) que hoje se iniciou, disse à Lusa fonte sindical.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra regista uma adesão à greve dos médicos superior a 90%, disse à agência Lusa o médico José Carlos Almeida, do Sindicato Independentes dos Médicos, que convocou a paralisação.
A greve dos médicos paralisou hoje várias Unidades de Saúde Familiar (USF) no Norte e está a fazer-se sentir nos blocos operatórios de vários hospitais, nomeadamente no São João, no Porto, e em Viana do Castelo.
O Banco de Material Ortopédico de Vila de Rei criado pelo município para ajudar pessoas que não possuam recursos financeiros para adquirir este tipo de bens recebeu seis cadeiras de rodas, duas cadeiras de banho e um colchão antiescaras.