O potássio, cuja ingestão é facilitada por vários alimentos da dieta mediterrânica, pode ajudar a prevenir a hipertensão arterial e problemas como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), associados a elevado consumo de sal, salienta um trabalho agora lançado.
Um jogo de xadrez humano criado por alunos e professores de História, Artes e Educação Física pode exemplificar aquilo que a flexibilização curricular pretende ser, mas precisa de continuidade a longo prazo, sugere um relatório da OCDE divulgado hoje.
Universidades de sete países lusófonos juntaram-se na primeira associação de educação à distância, com o objetivo de promover a inclusão através do ensino e criar uma oferta educativa conjunta, disse hoje à Lusa o reitor da Universidade Aberta.
Uma equipa de Lisboa está a desenvolver uma aplicação para 'smartphones' que auxilia os profissionais de saúde no diagnóstico precoce da doença de Parkinson, projeto que venceu uma maratona no Porto de programação tecnológica.
A greve dos médicos levou hoje ao cancelamento de consultas no Hospital de Ponta Delgada, o maior dos Açores, com a tutela a apontar para uma adesão de 30% no serviço regional de saúde.
A adesão à greve dos médicos na Madeira situa-se em quase 70%, sendo de 100% no bloco operatório do Hospital Central do Funchal, que está a funcionar apenas com os serviços mínimos, indicou hoje o sindicato do setor.
Cirurgias e consultas adiadas em hospitais e centros de saúde são os efeitos no Alentejo da greve nacional de médicos, que começou hoje, e onde regista uma adesão média de 86%, segundo fonte sindical.
Utentes do Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco mostraram hoje satisfação por encontrarem normalidade nos serviços em dia de greve dos médicos.
Os enfermeiros vão manifestar-se no dia 19 junto ao Palácio de Belém, em Lisboa, numa concentração convocada pelo Movimento Nacional de Enfermeiros e apoiada por sindicatos e Ordem, disse à agência Lusa um dos coordenadores.
A Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) saudou hoje a decisão governamental em manter os manuais escolares do 3.º e 7.º anos, lembrando que tal poderá representar uma poupança para as famílias.
O número de casos de sarampo do surto na Região Norte subiu para 111, mas todos os doentes encontram-se já curados, segundo o mais recente balanço da Direção-geral da Saúde (DGS).
A greve dos médicos regista hoje uma adesão que ronda os 90% nos blocos operatórios, a nível nacional, atingindo os 100% em alguns locais, de acordo com os dados divulgados pelos sindicatos ao início da tarde.
Alguma ansiedade e compreensão reinavam hoje de manhã nas salas de espera para consulta no Hospital de São José e no Centro de Saúde de Sete Rios, em Lisboa, onde alguns utentes falavam da greve dos médicos iniciada hoje.
O bastonário da Ordem dos Médicos disse hoje esperar que a greve “tenha uma grande adesão”, assumindo ainda que ele próprio vai participar na paralisação.
O bloco central do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) apresenta hoje uma paralisação de 90% e o do Hospital dos Covões de 100% devido à greve dos médicos, informou o Sindicato dos Médicos da Zona Centro (SMZC).
Os manuais escolares dos 3.º e 7.º anos vão manter-se os mesmos no próximo ano letivo, assim como o de Biologia e Geologia do 11.º ano, segundo um diploma hoje publicado que suspende as mudanças legalmente previstas.
Os blocos operatórios dos hospitais de Faro e Portimão estão paralisados devido à greve dos médicos, estando apenas assegurados os serviços mínimos, que cobrem as cirurgias de urgência ou oncológicas, disse à Lusa fonte sindical.
O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) acusou hoje o ministro da Saúde de “cinismo político puro” por afirmar que compreende as reivindicações dos médicos, mas que não se pode resolver tudo de uma vez.
A consulta de cardiologia de Margarida Ribeiro, 72 anos, estava marcada para hoje no Santo António do Porto às 08:30, mas às 09:15 os seus olhos azuis lacrimejavam pelo transtorno de o cardiologista ter aderido à greve dos médicos.
Blocos operatórios dos principais hospitais do país encerrados e consultas externas canceladas é o primeiro balanço feito pelos sindicatos médicos à greve de três dias que arrancou hoje.
O ministro da Saúde disse que se pretende generalizar ao maior número de unidades de saúde as práticas de uma iniciativa que envolveu 19 hospitais e que reduziu em mais de 50% quatro tipos de infeções hospitalares.
O cancelamento de consultas foi o efeito mais visível da greve dos médicos hoje no Hospital de Vila Real, onde utentes se queixaram de deslocações propositadas, de despesas “em vão” e faltas ao trabalho.
Os cidadãos sabem na teoria que a água é um bem que não dura sempre mas pouco fazem para gastar menos, apesar de conscientes do risco ecológico associado ao desperdício, segundo um estudo da Águas de Portugal hoje divulgado.
O uso de nanopartículas magnéticas para diagnóstico da sida e da tuberculose é um dos projetos científicos distinguidos pelo programa Gilead Génese 2017, financiado na totalidade em 300 mil euros pela farmacêutica Gilead Sciences.