Vários distritos da costa ocidental de Portugal continental estão hoje sob aviso vermelho, o mais grave, devido à previsão de agitação marítima, o que levou já ao encerramento de oito barras, segundo o IPMA e a Marinha.
Portugal surge em 24.ª posição no novo 'ranking' coordenado pela Universidade do Minho (UMinho) que avalia a qualidade de 110 países, ocupando a Suíça o primeiro lugar e Moçambique o último, revelou hoje a academia.
O Presidente da República vetou o diploma do Governo que procede ao reconhecimento de interesse público da Escola Superior de Terapêuticas Não Convencionais, invocando falta de validade científica comprovada.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) justificou a mortalidade com valores acima do esperado em janeiro, apesar da intensidade moderada da gripe, com o "frio extremo" que "descompensa" os mais idosos e com doenças crónicas.
Pelo menos 500 cirurgias consideradas prioritárias ou muito prioritárias foram adiadas devido à primeira greve dos enfermeiros em blocos operatórios, segundo dados de dois hospitais onde decorreu a paralisação que terminou em dezembro de 2018.
A greve dos enfermeiros nos blocos cirúrgicos obrigou ontem ao adiamento de pelo menos 261 cirurgias marcadas para o período da manhã em cinco hospitais da região Norte, disse à Lusa fonte sindical.
A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) considerou hoje que a possibilidade de o Governo avançar com a requisição civil para travar a greve cirúrgica dos enfermeiros é "ameaça ou coação" para tentar desmobilizar, admitindo prolongar a luta.
A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) vai ter uma página especial com informação sobre a canábis medicinal, cuja lei entra hoje formalmente em vigor.
Os cães de raças portuguesas não estão "na moda", em parte devido a serem maioritariamente "raças funcionais", de grande porte, e exigirem espaço que muitas residências não têm, o que leva a que atravessem "alguma crise".
A Ordem dos Enfermeiros afirma que na primeira greve em blocos operatórios não houve qualquer situação que tivesse posto em risco a vida das pessoas e considera adequados os serviços mínimos definidos.
Enfermeiros dos blocos operatórios de sete hospitais públicos iniciaram hoje uma greve às cirurgias programadas que dura até final de fevereiro e que deverá adiar milhares de operações.
O coordenador do Programa Nacional para Doenças Oncológicas, Nuno Miranda, defendeu hoje que as cirurgias oncológicas devem ser todas abrangidas pelos serviços mínimos da greve dos enfermeiros, advertindo que o seu adiamento pode comprometer o tratamento do doente.
A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, diz que a situação das farmácias em insolvência "não tem evoluído positivamente", vincando, no entanto, que as medidas adotadas pelo Estado travaram o avolumar do problema.
Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra descobriu uma nova família de fungos numa das paredes da capela de Santa Maria, na Sé Velha, que está a deteriorar a pedra.
Os administradores hospitalares classificam a greve dos enfermeiros e blocos operatórios como “profundamente injusta para com os doentes” e voltam a apelar ao Ministério da Saúde que divulgue diariamente o número de doentes graves com cirurgias adiadas.
A ministra da Saúde, Marta Temido, disse que equaciona usar meios jurídicos face à nova greve dos enfermeiros nos blocos cirúrgicos de hospitais públicos, referindo que esta paralisação levanta “um aspeto muito sério sobre questões éticas e deontológicas”.
Investigadores britânicos encontraram microplásticos em todos os mamíferos marinhos examinados num estudo com animais encontrados nas costas do Reino Unido, foi hoje anunciado.
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor), um dos que convocou a nova greve nos blocos cirúrgicos que começa hoje, diz-se tranquilo e que nada tem a temer pois a paralisação cumpre todos os mecanismos legais.
Os portugueses consumiram mais quatro milhões de embalagens de medicamentos em 2018 do que no ano anterior, o que demonstra que a acessibilidade aos fármacos "continua em níveis elevados", anunciou hoje a autoridade nacional do medicamento (Infarmed).
A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) quer que seja criada uma comissão "isenta e externa", com a participação de estudantes como observadores, que avalie as condições de ensino e as capacidades formativas.
De um total de 1.761 utentes atendidos na urgência do Hospital de Santo André do Centro Hospitalar de Leiria no fim de semana e na segunda-feira, 41% não eram urgentes, anunciou o Conselho de Administração.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) apelou hoje para a importância da vacinação contra o sarampo, sublinhando que na Europa continuam a existir tanto surtos como transmissão de vírus, o que aumenta o risco de importação de casos.