A Ordem dos Médicos mostrou-se preocupada com o “esvaziamento do Serviço de Medicina Interna” do hospital de Viseu, que terá contribuído para a demissão de seis internistas que eram chefes de equipa do Serviço de Urgência Polivalente.
A Associação Portuguesa dos Cuidados Paliativos classifica como catastrófico o cenário traçado por um estudo que aponta para o aumento de pessoas a morrer sem acesso a cuidados paliativos no futuro, lembrando que Portugal tem “décadas de atraso”.
A Fundação Mata do Bussaco promove a 29 e 30 de junho a terceira edição do Festival de Artes para Crianças - Catrapim, que decorrerá naquela floresta candidata a Património da Mundial da UNESCO.
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) informou hoje que a avaria informática no servidor que abrange sete centros de saúde do concelho de Loures está a ser intervencionada, prevendo-se que fique resolvida hoje.
O Ministério da Saúde pediu dados adicionais e mais fundamentação ao grupo de trabalho criado para propor medidas que melhorem os serviços de urgência, segundo fonte oficial.
A Ordem dos Enfermeiros vai assinar um protocolo com a GNR e dois hospitais, na sexta-feira, em Lisboa, no sentido de criar mecanismos de cooperação na identificação e intervenção junto de vítimas de violência doméstica e maus-tratos.
Portugal é um dos quatro países europeus que ainda não têm a especialidade de medicina de urgência e emergência, mas a Ordem dos Médicos admite estudar em breve a sua criação.
Milhares de jovens de mais de cem países fazem na sexta-feira uma nova greve estudantil, em protesto pela inação dos governos em relação às alterações climáticas.
Cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo vão morrer em 2060 sem cuidados paliativos, quase o dobro face a 2016, segundo estimativas de um estudo que teve a participação da investigadora portuguesa Bárbara Gomes.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) quer reduzir para metade, até 2030, as mortes e os casos de incapacidade devido a mordida de cobra, lançando hoje "a há muito esperada estratégia", como considera a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF).
Cerca de 600 mil atendimentos na urgência dos hospitais públicos no primeiro trimestre do ano foram considerados pouco ou nada urgentes, representando quase 40% do total.
O perito da Organização Mundial da Saúde Nelson Olim defende que Portugal devia ter serviços de urgência descentralizados e fora dos hospitais para os casos menos prioritários, além de criar centros de trauma em algumas regiões do país.
A Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM) vai distinguir hoje com o 'Prémio Banco Carregosa/SRNOM' uma equipa de médicos e investigadores que provou que o 'bypass metabólico' é "mais eficaz" no tratamento da diabetes e da obesidade.
O Sindicato Independente dos Médicos apelou hoje à população de sete centros de saúde do concelho de Loures, que estão a ser afetados por uma avaria informática, para que se desloquem àquelas unidades apenas em caso de urgência.
A Associação 30 de Julho, que representa beneficiários da ADSE, rejeitou hoje os “alarmismos catastrofistas” de que o sistema de saúde dos funcionários públicos vai acabar e criticou a gestão do instituto público acusando-a de "opacidade".
A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou hoje que abriu uma “investigação aprofundada” à operação de concentração que envolve a aquisição do Hospital São Gonçalo de Lagos (HSGL) pelo Grupo Hospital Particular do Algarve (HPA).
A diretora clínica do Centro Hospitalar Tondela Viseu, Helena Pinho, garantiu hoje que a demissão de seis chefes de equipa de Medicina Interna do Serviço de Urgência Polivalente (SUP) não afetou a prestação dos cuidados aos doentes.
O hospital Amadora Sintra garante o seu “total empenhamento” para encontrar soluções para as exigências dos trabalhadores hoje em greve, mas recorda que tem de respeitar a lei e o acordo de empresa, que é único no Serviço Nacional de Saúde.
As Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) sinalizaram duas meninas vítimas de mutilação genital em 2018, havendo já registo de outros dois casos este ano, o que poderá justificar a retirada destas crianças às famílias.
A greve dos trabalhadores do Hospital Amadora-Sintra está a registar uma adesão superior a 95%, com as consultas externas encerradas, segundo o sindicato que decretou a paralisação.
As instalações do Depósito Geral de Material da Força Aérea (DGMFA), em Alverca vão estar a funcionar com serviços mínimos, pelo menos até segunda-feira, devido à deteção da presença de 'legionella', confirmou à agência Lusa fonte oficial
Cientistas da Google e da universidade norte-americana Northwestern desenvolveram um sistema de inteligência artificial que promete detetar melhor o cancro de pulmão do que os radiologistas, conclui um estudo agora publicado.
O ministro do Ambiente e Transição Energética considera que a luta dos estudantes da greve climática pelo ambiente é "a mais justa", apontando Portugal como país exemplar no combate às alterações do clima.