De acordo com o vereador da Educação da Câmara Municipal de Oeiras, Pedro Patacho “no concelho existe um enorme potencial educativo” que poderá a partir de hoje ser aproveitado pela comunidade escolar.

“É o contributo da câmara municipal para materializar a ideia de comunidade educativa, plasmada na lei de bases do sistema educativo desde 1986, mas que na verdade tem sido difícil de materializar, muitas vezes por falta de meios e de condições com que as escolas se debatem quotidianamente”, disse Pedro Patacho, referindo-se à criação da plataforma.

A ‘Oeiras Educa’ foi testada nos últimos três meses por 250 professores e educadores do município que já utilizaram a página ‘online’ para fazer a marcação de visitas e realizaram atividades fora das escolas.

Segundo o vereador responsável pelo pelouro da Educação, o município garante o transporte aos alunos para qualquer local do concelho e também transporta até às escolas as entidades parceiras com as quais os professores agendam atividades.

Os professores e educadores do concelho de Oeiras podem escolher atividades “em função do nível de ensino das suas turmas e das disciplinas da área curricular que lecionam”.

De acordo com Pedro Patacho, as atividades educativas não formais, que a partir de hoje estão à disposição de todos os docentes do município, estão organizadas em oito áreas temáticas: artes visuais, artes performativas, ambiente e sustentabilidade, ciência e tecnologia, língua e literatura, sociedade e cidadania, literacia digital e história e património.

“Queremos que a construção do portal, que é uma tarefa em curso, seja feita com a participação ativa da comunidade, com a participação dos professores e órgãos de gestão das próprias escolas”, afirmou à agência Lusa Pedro Patacho.

Para o vereador, esta é uma oportunidade para explorar “um território onde qualquer espaço esconde uma experiência de aprendizagem que pode ser ligada com sucesso com as atividades que todos realizam na sala de aula”.