É um dos mais reputados pediatras portugueses e, em entrevista à edição de março da Prevenir, já nas bancas, apela para a necessidade de parar para pensar, para reaprender a valorizar os pequenos prazeres da vida, a fruir mais do momento presente e a sentir a felicidade de ser e de estar, o que nos agitados dias de hoje nem sempre se consegue. "Temos de nos questionar constantemente", apela Mário Cordeiro.

"Há tempo para a felicidade, se quisermos, se aproveitarmos o tempo que temos e tentarmos alcançar mais algum, prescindindo de coisas ou [de] atividades secundárias", afirma o especialista, autor de "Pais stressados filhos apressados", publicado pela editora Desassossego. "O truque principal é pôr na cabeça, de uma vez por todas, que a nossa casa é o ambiente mais adequado às nossas pessoas", aconselha.

"Devia ser o nosso castelo", diz. "Quando pomos a chave na fechadura e abrimos a porta desse castelo, devíamos deixar os problemas da vida lá de fora lá fora e dedicarmos aos nossos mais queridos o nosso tempo, em vez de continuarmos a trabalhar ou estarmos permanentemente agarrados às televisões, a ver as mesmas notícias ou séries idênticas, a mandar calar os filhos porque interrompem", critica Mário Cordeiro.

Prevenir