Se já entrou num refeitório escolar, deve teve ter ficado atordoado com o nível de ruído e de stress. Barulho de talheres e pratos, conversas, gritos, risos. Dezenas de escolas espanholas estão a promover um projeto inovador que dá aos monitores as competências necessárias para melhorarem o clima, a comunicação afetiva e a empatia com as crianças, de forma a que estas atinjam melhores níveis de aprendizagem.

Mais de 1 milhão de crianças daquele país utiliza a cantina todos os dias, sendo este um dos locais com níveis de ruído mais elevados e geradores de stress, tanto entre estudantes como profissionais que ali trabalham, segundo o ABC.

A Cuinatur – empresa gestora de cantinas escolares sustentáveis – introduziu uma formação em competências ligadas à inteligência emocional nos quase 30 centros que atualmente gere, fornecendo aos monitores ferramentas que lhes permitem gerir com maior eficácia os momentos de conflito, beneficiando as crianças e os próprios profissionais.

“Emocionática” é o nome de um projeto desenvolvido com base num programa de treino de seis sessões coletivas com as equipas de monitores, e uma sessão individualizada em que é trabalhada a evolução dos padrões emocionais durante o dia.

No período de treino, os monitores usam uma aplicação que regista as suas emoções em vários momentos da jornada e, mais tarde, através de um programa de computador, são elaborados padrões emocionais que indicam a evolução do dia laboral, podendo-se assim promover alterações que melhorem os padrões acima mencionados.

Os resultados têm-se revelado bastante satisfatórios para os monitores, que aperfeiçoam significativamente os seus recursos de autogestão emocional, tanto profissionais como pessoais, e, sobretudo, para as crianças, a quem atendem com mais empatia e tranquilidade, estabelecendo-se uma relação de segurança afetiva que favorece a aprendizagem e o desempenho académico.

Segundo María José Antoni, diretora da Cuinatur, “a cantina da escola deve ser entendida como um espaço integrado no qual a aprendizagem transversal também é implementada, e onde se promove o valor da sustentabilidade, da alimentação saudável e desenvolvimento emocional”, disse ao ABC.