No dia em que se completa um ano da morte de Nicolau Breyner, Daniel Oliveira fez uma publicação nas suas redes sociais onde propõe uma iniciativa inovadora.

O jornalista sugere que seja criado o “Dia da Ficção Televisiva”, a ser comemorado precisamente no dia 14 de março (data do óbito de Nicolau Breyner), como forma de homenagear todos os profissionais envolvidos de alguma forma com o entretenimento no pequeno ecrã.

“Nicolau Breyner morreu a 14 de Março de 2016. Quando passa um ano sobre essa perda e não obstante as múltiplas homenagens e manifestações de apreço que o Nico recebeu, deixo a proposta à sociedade civil e aos governantes de honrarmos o seu legado, instituindo o dia 14 de Março como o Dia da Ficção Televisiva”, começa por sublinhar.

Na perspetiva de Daniel “associar o nome de Nicolau Breyner à celebração de uma causa tão meritória é também louvar o trabalho de centenas de profissionais (...) que diariamente, veem o seu talento e profissionalismo expresso nas casas dos portugueses, nem sempre com o reconhecimento devido”.

“Tal como o Nicolau teve a capacidade unir pessoas de diversos quadrantes à sua volta, de trabalhar para diferentes estações de televisão, de procurar consensos e gerar afetos, também este dia serviria para mostrar que numa novela ou numa série, como na vida, o todo é maior do que a soma das partes”, defende.

E termina: “O Nicolau dizia que o dia da sua morte seria um dia como os outros. Talvez possamos fazer alguma coisa para que seja mais do que isso”.

Concorda com a iniciativa?