Com a saída das famílias para as férias, muitas equacionam onde podem deixar o seu animal de estimação. Das soluções que existem, veja aquela que melhor se adequa à sua situação.

1. Deixe-o em casa de amigos

Esta é a possibilidade mais económica a que pode recorrer. Sugira aos seus amigos fazerem uma troca, em que cuida do animal deles durante as suas férias e eles depois retornam o favor. Quer seja cão ou gato, é necessário dizer quais as necessidades básicas do animal, quais os comportamentos expectáveis e definir as datas das férias.

2. Utilize hotéis específicos

Se não tem possibilidade de deixar o seu animal com amigos, poderá recorrer a serviços específicos que cuidam do seu companheiro de quatro patas. Os hotéis para animais são uma opção que envolve custos, mas inclui vários serviços como atividades e passeios ao ar livre, profissionais que estimulam os animais e estão responsáveis pela sua alimentação e cuidados de higiene. Estes também podem enviar fotografias diárias para os donos durante este período.

Quantos mais serviços pretender, maior será o custo, por isso inclua também no orçamento de férias esta eventual despesa.

3. Opte pelo pet sitting

Se não quer que o seu animal saia de casa mas que fique ao cuidado de alguém na sua ausência, pode contratar o pet sitting, isto é, um serviço de cuidado animal ao domicílio. Estes profissionais deslocam-se a sua casa onde tratam da higiene e alimentação do animal, bem como dos seus passeios, se assim preferir.

Pode ser uma boa opção para animais mais ansiosos e para quem sair de casa pode ser um problema.

4. Leve-o consigo

Se nenhuma das opções for válida para si, pode procurar alojamentos que aceitem animas de estimação. O número de alojamentos disponíveis tem aumentado nos últimos anos, pelo que deve procurar a solução que mais se adequa à sua carteira.

Ao levar o animal consigo, pense nas várias responsabilidades que irá ter. Numa viagem de carro é aconselhável que pare várias vezes para que o animal possa beber água, comer e fazer as suas necessidades. Deve também perceber de que forma este irá ser transportado, pensando num cinto de segurança próprio para o efeito ou uma caixa de transporte.

Já no alojamento, mesmo de férias, lembre-se de que pode demorar algum tempo até ao animal mostrar-se confortável no novo espaço, por isso, tire algum tempo do seu dia para passear com ele.

Nas férias, não se esqueça do bem-estar do seu animal de estimação!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.