Se está a pensar mudar de trabalho, já sabe que o mercado está exigente. Mais do que as competências técnicas e experiência laboral, cada vez mais as empresas procuram contratar profissionais polivalentes e flexíveis.

Além disso, a mudança é uma ótima oportunidade para reavaliar o seu currículo, a sua experiência e descobrir formas de melhorar o seu perfil profissional. Assim, como poderá manter-se atualizado no atual mercado de trabalho? Veja as nossas dicas que o vão ajudar nessa tarefa.

1. Invista na formação

Com o advento da Internet e os negócios online, nasceram novas profissões e indústrias que irão ter um grande crescimento no futuro. Apostar numa formação profissional ou superior em áreas que estão a crescer, como as tecnologias de informação, a gestão e o marketing digital, pode dar um novo rumo à sua carreira e trazer resultados satisfatórios a longo prazo.

Contudo, nem sempre é fácil reservar uma fatia do orçamento familiar para frequentar cursos e workshops. Ainda assim, existem algumas opções no mercado que lhe permitem investir na sua formação sem gastar muito dinheiro.

2. Desenvolva as suas skills

Mesmo que a sua área de formação seja boa e valorizada no mercado, há que estar atento às suas evoluções. Considere desenvolver skills que podem complementar a sua experiência. Explore áreas transversais que o possam ajudar a tornar-se num profissional polivalente e preparado para as várias mudanças do mercado de trabalho.

3. Dê formação

Se já tem formação, experiência e está sempre a atualizar os seus conhecimentos, porque não ensinar outros a fazer o mesmo? Dar formação em escolas ou empresas especializadas vai ajudá-lo a estar em contacto com diferentes públicos, a conhecer as suas experiências e desafios e entender melhor as necessidades atuais do mercado.

4. Participe em eventos de networking e conferências

Os eventos de networking permitem que conheça outros profissionais da sua indústria e que comece a formar uma rede de contactos para negócios futuros. Mas não se limite a pessoas parecidas consigo. Ir a conferências fora da sua área permite-lhe também conhecer outros temas e outros pessoas que lhe podem vir a abrir outras portas.

5. Cultive o espírito de aprendizagem

Quer tenhamos cinco ou 20 anos de experiência, no trabalho ou na vida, estamos sempre em constante aprendizagem. Profissionais que se auto-motivam, que têm um espírito aberto e que estão constantemente a desafiar-se e a aprender coisas novas conseguem ter experiências mais ricas e ascender na carreira. Mantenha-se atento às mudanças do mercado, aprenda com os gestores de topo e com as novas gerações. Toda esta aprendizagem vai permitir-lhe navegar melhor na sua carreira.

Já pensou em investir em si e na sua carreira? A verdade é que compensa!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.