A população mundial cresceu em 75 milhões de pessoas neste ano que está prestes a terminar e, no dia 01 de janeiro de 2024, vai superar os 8 mil milhões, segundo dados divulgados pelo Gabinete do Censo dos EUA.
A captação de recursos humanos, a requalificação das instalações e o custo dos medicamentos e da inovação terapêutica são os três grandes desafios que o Instituto Português de Oncologia de Lisboa enfrenta um século depois da sua criação.
A mortalidade em Portugal registou um pico desde o passado fim de semana, enquanto o dia de Natal deste ano foi aquele em que mais pessoas morreram nos últimos 10 anos, segundo dados oficiais.
Os tempos médios de espera para doentes urgentes nos hospitais da região de Lisboa variavam às 07:30 de hoje entre as 14 horas, no Beatriz Ângelo, em Loures, e quase duas horas no Garcia de Orta, em Almada.
Mais de uma em cada três consultas hospitalares de psiquiatria excederam no primeiro semestre deste ano os tempos máximos de resposta garantidos, segundo dados da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) divulgados hoje.
Um grupo de profissionais do Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM), principal unidade médica da Guiné-Bissau, iniciou ontem uma greve geral para reivindicar o pagamento de cerca de seis meses de salários, disse à Lusa fonte do sindicato.
Portugal já pode exportar carne fresca de aves para Israel, mas todos os processos concretizados, nesta primeira fase, vão ser revistos após a "regularização da situação política" no país, anunciou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
A primeira campanha de vacinação contra a covid-19 arrancou há três anos e desde então já foram administradas mais de 28 milhões de vacinas em Portugal continental, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) apelou à população que siga as recomendações da Direção Geral da Saúde para as temperaturas frias e utilize a Linha Saúde 24 antes de recorrer aos serviços de urgência.
O líder da Organização Mundial da Saúde (OMS) insistiu hoje que a população na Faixa de Gaza está a correr "grande perigo", sublinhando que a fome e o desespero estão a piorar no enclave palestiniano devastado pela guerra.
Portugal vai ter a partir de janeiro mais 222 Unidades de Saúde Familiar tipo B (USF-B), abrangendo mais 51 concelhos e permitindo chegar com médico de família a mais 300 mil utentes, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
Os tempos médios de espera para doentes urgentes nos hospitais da região de Lisboa variavam às 07:30 de hoje entre as mais de 18 horas, no Beatriz Ângelo, em Loures, e uma hora no Garcia de Orta, em Almada.
Os médicos estão a praticar “medicina de catástrofe” em várias unidades onde o volume de doentes é excessivo na última semana do ano, defendeu hoje a Federação Nacional dos Médicos (Fnam).
Os tempos médios de espera para doentes urgentes nos hospitais da região de Lisboa variavam às 08:30 de hoje entre as quase 18 horas, no Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), e as 01:06, no Garcia de Orta, em Almada.
Mais de 60.000 crianças nasceram este ano, até final de novembro, em instalações do Serviço Nacional de Saúde (SNS), um crescimento de 2,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os doentes da ala psiquiátrica do hospital Padre Américo, em Penafiel, onde deflagrou hoje um incêndio, estão a ser transferidos para o hospital Senhor do Bonfim, do grupo Trofa Saúde, em Vila do Conde, disse fonte hospitalar.
Os 27 utentes internados na ala de psiquiatria do hospital Padre Américo, em Penafiel, vão ser transferidos para outra unidade hospitalar depois do incêndio que deflagrou hoje naquele serviço, revelou o presidente do conselho de administração.
O preço dos medicamentos vai deixar de constar das embalagens a partir de janeiro, sendo as farmácias obrigadas a prestar a informação na fatura ou recibo emitido, segundo um decreto-lei hoje publicado em Diário da República.
O incêndio que deflagrou hoje na ala psiquiátrica do hospital Padre Américo, em Penafiel, distrito do Porto, causou quatro feridos ligeiros e pelas 10:00 estava já em fase de resolução, indicou fonte do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa (CHTS).
A mulher de 48 anos que estava internada desde dia 09 no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), por suspeita de intoxicação alimentar grave, morreu na tarde de ontem, informou aquela unidade hospitalar.
Quinze pessoas foram transportadas no domingo para vários hospitais na área de Lisboa, devido a uma intoxicação por monóxido de carbono numa residência, na Tapada das Mercês, em Sintra, disse o Comando Nacional da Proteção Civil.
Cerca de 190 centros de saúde do país vão estar a funcionar hoje em horário complementar, para assegurar a resposta a situações não emergentes e diminuir a pressão nas urgências hospitalares.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho considerou este domingo inaceitável o encerramento dos Serviços de Urgência Básicos previsto para a quadra natalícia e apelou à organização dos mesmos para dar resposta às necessidades das populações.