A epidemia de febre hemorrágica Ébola na África Ocidental já fez 7.518 mortos, num total de 19.340 casos identificados nos três países mais afetados, indica um novo balanço da Organização Mundial de Saúde divulgado esta segunda-feira.
O novo Centro de Saúde da Lousã custou 2,3 milhões de euros e começou hoje a funcionar, apenas com "serviços mínimos", mais de dois anos e meio após a sua construção.
Vários doentes do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho submetidos a cirurgias estão há meses à espera dos resultados das análises de anatomia patológica, o que os impede de ter um diagnóstico e iniciar qualquer tipo de tratamento.
A presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares, Marta Temido, considerou hoje que o aumento de capital dos hospitais públicos em mais 450 milhões de euros vai permitir o pagamento de algumas dívidas em atraso aos fornecedores.
A comunidade portuguesa residente na província do Ontário, sul do Canadá, está a mobilizar-se para ajudar um lusodescendente a conseguir um transplante de células estaminais.
O ministro da Saúde defendeu que os hospitais públicos vão conhecer ainda este ano uma “mudança radical” com um aumento de capital, já concretizado e superior a 450 milhões de euros.
O Tribunal Central de Lisboa condenou hoje 13 dos 18 arguidos do processo "Remédio Santo", acusados de burlar o Serviço Nacional de Saúde em quatro milhões de euros, a penas efetivas até nove anos de prisão.
O ministro da Saúde, Paulo Macedo, afirmou esta sexta-feira que o Serviço Nacional de Saúde responderá exemplarmente à falta de médicos, para as escalas de urgências nas semanas do Natal e Ano Novo, que ainda se verifica em alguns hospitais.
O Centro de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra realizou mais uma “missão cirúrgica humanitária” em Moçambique, onde “prosseguiu a formação de pessoal clínico” e efetuou 18 intervenções cirúrgicas.
O Governo português anunciou hoje uma contribuição de 550 mil euros para a instalação de um laboratório móvel de despistagem do vírus Ébola na Guiné-Bissau, numa reposta a um pedido de ajuda das autoridades guineenses.
O ministro da Saúde estimou hoje que no próximo ano Portugal fique pela primeira vez abaixo dos 20 casos de infeção por tuberculose por cada 100 mil habitantes, aplaudindo os resultados do relatório “Portugal – Infeção VIH, SIDA e Tuberculose”.
O município de Coimbra possui 28,7 médicos por mil habitantes, um valor mais de seis vezes superior à média nacional (4,3), revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Combater a fome no mundo é um desafio constante, mas a evolução positiva registada em algumas zonas do globo alimenta o otimismo de Carlos Veloso, Coordenador Regional de Emergências para África Ocidental do Programa Alimentar Mundial.
A bactéria legionella já não foi detetada nas análises feitas após a desinfeção da rede de água do balneário das minas de Neves-Corvo (Castro Verde), onde tinha sido encontrada a bactéria, disse à Lusa fonte da empresa concessionária.
A esperança média de vida da população mundial aumentou seis anos, em média, desde 1990, segundo um estudo estatístico publicado na revista médica britânica The Lancet. No entanto, a mortalidade por cirrose hepática, cancro do fígado e insuficiência renal crónica aumentou.
O número de novos casos de VIH e de Sida diminuíram acentuadamente em 2013, em relação a 2012, assim como o número de mortes associadas à infeção, revela o relatório “Portugal – Infeção VIH, SIDA e Tuberculose”, apresentado esta sexta-feira. Ainda assim, o vírus da sida matou 458 pessoas no ano pass
A taxa de incidência de tuberculose em Portugal diminuiu 7% em 2013, face ao ano anterior, com as cidades do Porto e de Lisboa a registarem a maior incidência de todo o país, segundo um relatório apresentado esta sexta-feira.
O ministro da Saúde enalteceu o papel dos médicos de medicina interna no sistema nacional de saúde, considerando a especialidade como uma em que se deve de fazer “uma aposta clara” em vagas e em formação.
Os 18 arguidos do processo "Remédio Santo", acusados de burlar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em quatro milhões de euros, conhecem hoje o acórdão no Tribunal Central de Lisboa, no Campus da Justiça.
Os maus hábitos alimentares são o principal fator de risco responsável pelos anos de vida saudáveis perdidos em Portugal, segundo um relatório apresentado pela Direção-geral da Saúde, que mantém que quase metade dos portugueses tem excesso de peso.
Os idosos portugueses estarão numa situação alimentar e nutricional de elevado risco, segundo um relatório hoje apresentado na Direção-geral da Saúde (DGS) que defende a necessidade de uma avaliação nacional do estado nutricional da população mais velha.