A solidão pode aumentar em 14% o risco de morte prematura em adultos mais velhos, revelou um estudo publicado nesta segunda-feira, que postula uma base fisiológica para este fenómeno.
O sistema informático para as candidaturas à especialidade médica registou esta segunda-feira falhas, disse o bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva.
Um grupo de peritos, coordenado pela socialista Maria de Belém Roseira, defende que a comparticipação dos medicamentos para doenças nos regimes especiais deve levar em conta a gravidade da patologia.
A Unidade de Saúde Familiar (USF) Artemisa de Cascais está, desde o início do ano, a desenvolver um projeto para rastreio e intervenção precoce da violência doméstica, concluindo já que muitas vítimas não reconhecem os primeiros sinais.
Uma equipa do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou, com êxito, o primeiro transplante em Portugal de tecido ovárico congelado, devolvendo a capacidade reprodutiva a uma doente oncológica, anunciou a instituição.
A aTTitude lança um livro em dezembro composto por 87 receitas de 15 conceituados chefs de cozinha desenvolvido com o objetivo de apoiar o doente oncológico durante o ciclo de tratamentos, procurando assegurar o equilíbrio nutricional e melhorar a sua qualidade de vida.
Os Estados Unidos deram luz verde à venda para consumo humano de salmão transgénico, uma espécie que cresce ao dobro da velocidade. Na imagem em baixo é possível observar: ambas as espécies têm 18 meses, só que a geneticamente modificada é visivelmente maior.
A perda da memória na doença de Alzheimer resulta da deterioração da comunicação entre neurónios, mas não se sabia como ocorre esta deterioração. Foi agora descoberto que a degeneração e perda de memória dependem do ATP, que funciona como molécula energética no interior das células, mas é um sinal d
Segundo um estudo da Universidade de Edimburgo, na Escócia, falar fluentemente mais do que uma língua pode ajudar pacientes a recuperarem melhor de um acidente vascular cerebral.
A Direção-Geral de Saúde (DGS) declarou que não existe “qualquer risco adicional para a saúde pública” pelo facto de a vacina tetravalente, contra difteria, tétano, tosse convulsa e poliomielite, estar esgotada em alguns centros de saúde.
A Direção-Geral de Saúde informou que foram internadas duas pessoas num hospital de Lisboa com diagnóstico de botulismo alimentar. “Há um terceiro caso suspeito”, refere em comunicado emitido na sexta-feira.
O início da semana vai ser marcado pelo frio, com temperaturas mínimas entre dois graus negativos e os nove positivos em Portugal continental, céu pouco nublado e vento fraco, adianta a meteorologista Maria João Frada.
Catorze pessoas deram entrada na madrugada esta sexta-feira no hospital de Torres Novas com sintomas de intoxicação, tendo ficado internadas para observação e tratamento, disse fonte da unidade hospitalar à agência Lusa.
O Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, reclama o pagamento de 4,4 milhões de euros pelos cuidados prestados em regime de ambulatório aos doentes com VIH/Sida, uma dívida que o ministro da Saúde desconhece.
As autoridades de saúde aconselham todas as pessoas com mais de 18 anos a realizarem o teste ao VIH, tendo em conta o aumento da infeção em pessoas com mais de 50 e 65 anos.
A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira os projetos de lei do PS, BE, PCP e PEV para revogar as alterações à lei da interrupção voluntária da gravidez (IVG) aprovadas por PSD e CDS-PP no último plenário da legislatura anterior.
Os médicos que trabalharam na capital francesa na fatídica noite de 13 de novembro contam, uma semana depois, como reagiram às mais de quatro centenas de feridos e 130 mortos. Pelo menos 220 pessoas continuam internadas. Alguns profissionais médicos estão a receber tratamento psicológico.
A Organização Mundial de Saúde anunciou esta sexta-feira existir um novo caso confirmado de infeção do vírus do Ébola na Libéria, que tinha sido declarada livre da doença em setembro.
Os novos casos de infeção pelo VIH em Portugal diminuíram 17,3% em relação a 2013, continuando a crescer as infeções em homens que têm sexo com outros homens, de acordo com o relatório sobre a doença.
Por que motivo as dietas das revistas nem sempre funcionam? A explicação até pode ser simples: as pessoas reagem de forma diferente ao consumo de alimentos saudáveis, porque uns perdem peso e outros não. As conclusões (parecem idiotas) são de um estudo agora publicado.
A Câmara de Gaia quer atribuir em 2016 mil euros por farmácia, num total de 13, para estas cederem medicamentos a pessoas carenciadas do município, indica a proposta da autarquia.