A estabilização do número de casos de Alzheimer e a queda no número de novos doentes nos países desenvolvidos lançam luzes de esperança perante uma doença devastadora que ainda não tem cura
A expansão das chamadas superbactérias, resistentes a todos os tratamentos médicos existentes, pode desencadear uma crise financeira sem precedentes, alerta um estudo do Banco Mundial publicado na segunda-feira (19/09).
A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) anunciou esta segunda-feira (19/09) a aprovação de uma moção onde exige ao Ministério da Saúde garantias de que o Centro de Medicina Física e Reabilitação (CMFR) do Sul vai funcionar em pleno.
As regiões do Funchal e do Porto Santo apresentam esta terça-feira (20/09) risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV) enquanto o resto do país está com níveis elevados, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Associação ILGA Portugal congratulou-se esta segunda-feira (19/09) com o fim da “exclusão arbitrária para 'homens que têm sexo com homens'” da doação de sangue, numa norma de orientação clínica da Direção-geral da Saúde.
O BE propôs esta segunda-feira (19/09) ao Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga que os exames radiológicos, análises clínicas e outros meios de diagnóstico da futura Urgência de S. João da Madeira também sejam disponibilizados aos centros de saúde.
Angola voltou a registar, em setembro, casos positivos de febre-amarela, o que já não acontecia desde 23 de junho, tendo a epidemia já afetado 4.100 pessoas no país, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Os utentes de Loures estão sem equipas de psiquiatria comunitária, que faziam acompanhamento de proximidade a problemas de saúde mental, deixando “centenas de pessoas” sem seguimento, segundo a Câmara Municipal.
Cinquenta a setenta por cento dos portugueses com demência sofrem de Alzheimer, garante a responsável pela consulta de demência do Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
Os habitantes de Mourão, no distrito de Évora, manifestaram-se esta segunda-feira (19/09) contra a falta de médicos no centro de Saúde da vila, que apelidam de “fantasma”, e decidiram fazer circular pelo concelho um abaixo-assinado de protesto.
Metade das causas de doença e de morte em Portugal têm relação direta com a alimentação, segundo a Direção-geral da Saúde, que aponta o consumo excessivo de sal e de açúcar como fatores de risco para várias doenças.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu oficialmente a eliminação do sarampo e da rubéola em Portugal, mas o diretor-geral da Saúde alerta para a importância de se manter a vacinação contra estas doenças.
As farmácias portuguesas e os seus utentes estão a ser esta segunda-feira (19/09) vítimas, pelo quarto dia consecutivo, de falhas no sistema informático de apoio à prescrição eletrónica, denuncia a Associação Nacional de Farmácias (ANF).
A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) alerta a população sobre a importância que a retina assume na acuidade visual, sendo que as doenças da retina são a principal causa de cegueira na população com idade mais avançada.
Os golfinhos da costa portuguesa têm níveis mais elevados de mercúrio do que a maioria na restante costa europeia, sobretudo devido à ingestão de peixes contaminados, segundo a investigação de uma equipa de biólogos da Universidade de Aveiro, divulgada esta segunda-feira (19/09).
A Direção-Geral da Saúde (DGS) vai publicar uma norma de orientação clínica que põe fim à proibição de dádiva de sangue por homens que têm sexo com homens, impondo prazos de suspensão destes dadores.
Além das duas doenças contagiosas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) certificou ainda a eliminação de outras cinco doenças: malária, varíola, paralisia infantil, difteria e a raiva humana.
As melhorias de vários indicadores de saúde, que se registaram até 2008, desaceleraram a partir dessa data e até 2012, coincidindo com a crise, o que pode dificultar algumas metas previstas no Plano Nacional de Saúde.
Perto de 376.000 veículos a gasóleo com emissões excessivas de poluentes circulam atualmente nas estradas em Portugal, divulgou a Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável este domingo (18/09).
A eutanásia foi praticada pela primeira a um menor belga no âmbito da lei adotada no país em 2014, noticiou o jornal holandês Het Nieuwsblad no sábado (17/09).
As regiões do Funchal e do Porto Santo apresentam esta segunda-feira risco (19/09) muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV) enquanto o resto do país está com níveis elevados, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Quase 21 mil embriões estavam, no final do ano passado, criopreservados como resultado dos tratamentos contra a infertilidade tendo, nesse ano, 44 sido doados a outros casais, de acordo com o regulador desta área.
Uma conferência internacional de doadores, na qual participaram o cantor Bono, Bill Gates e vários líderes políticos, definiu hoje o objetivo de angariar 13 mil milhões de dólares para a erradicação até 2030 da SIDA, tuberculose e malária.
A Câmara do Porto estima que a nova Unidade de Saúde de Ramalde esteja pronta a ser utilizada no primeiro semestre de 2018, revelam documentos da autarquia a que a Lusa teve acesso.