O líder parlamentar do PS anunciou hoje que a bancada socialista pretende aprovar ainda nesta sessão legislativa, até junho, um projeto para a despenalização da eutanásia e afastou a possibilidade de realizar um referendo sobre a matéria.
As dores nas costas são a primeira causa de perda de anos de vida em Portugal. A conclusão é do relatório "Global Burden of Disease", da Universidade de Washington e publicado na prestigiada publicação médica Lancet.
Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) hoje divulgado mostra que, de cinco países europeus analisados, Portugal é aquele que apresenta a menor probabilidade de sobrevivência da população idosa para além dos 85 anos.
O número de casos confirmados de sarampo subiu para 107 e há 24 casos ainda em investigação pelas autoridades, de acordo com a Direção-Geral de Saúde (DGS).
As novas instalações da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Martim, em Barcelos, um investimento de 763 mil euros, possibilitam a atribuição de médico de família a todos os 5.000 utentes.
O CDS-PP questionou o Governo sobre o que considera ser uma “situação de rutura” no Hospital de São Teotónio, em Viseu, provocada pela existência de material obsoleto e pela falta de médicos.
Portugal foi o país da União Europeia (UE) com a mais baixa média de emissões de dióxido de carbono dos carros novos de passageiros, por quilómetro, em 2016, segundo a Agência Europeia do Ambiente.
Apenas 43% do corpo é composto por células humanas. O resto são micro-organismos como bactérias, vírus e fungos que podem representar um papel fundamental no tratamento de algumas doenças.
As autoridades sanitárias da província angolana da Huíla registaram entre janeiro e fevereiro deste ano um total de 1.485 casos de malnutrição severa em crianças, um aumento de mais de uma centena face ao período homólogo de 2017.
A Fundação GDA, no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Voz, que é assinalado na próxima segunda-feira, vai promover rastreios da voz para artistas e população em geral, e anunciar um protocolo com a Direção-Geral das Artes (DGArtes).
A presidente do CDS-PP acusou hoje o ministro das Finanças de não ter "nenhuma sensibilidade, nenhuma humanidade" para a saúde, defendendo que os centristas vão "esperar para ver" a concretização das obras no hospital de São João.
O BE questionou hoje o Governo sobre o serviço de mamografia do Hospital São Teotónio, em Viseu, que estará sem servir a população há três semanas, já que os médicos consideram o equipamento obsoleto.
O ministro das Finanças garantiu hoje que a diminuição do défice não foi feita à custa da Saúde e, no final de uma audição parlamentar sobre as contas do setor, afirmou: “Somos todos Adalberto”.
Relatos recolhidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) junto de parceiros na Síria indicam que cerca de 500 pacientes revelam sinais de exposição a químicos tóxicos após o ataque de sábado em Douma, escreve a agência em comunicado.
A especialista em medicina interna Elisa Serradeiro defende uma maior sensibilização junto dos médicos de família com vista ao diagnóstico precoce das doenças autoimunes e exemplificou com Vila Real, onde regularmente decorrem formações nos centros de saúde.
O ministro das Finanças escusou-se hoje a revelar quando será concretizado o investimento da ala pediátrica do Hospital de São João, no Porto, garantindo apenas que “vai avançar”.
O ministro das Finanças disse hoje que se as estimativas indicam cinco mil médicos em falta no Serviço Nacional de Saúde isso significa que faltavam 8.000 há três anos e prometeu maior autonomia para a gestão dos hospitais.
Uma aplicação móvel e ‘web’ destinada ao acompanhamento de crianças com doenças crónicas vai ser desenvolvida durante os próximos três anos por uma consultora portuguesa, em parceria com empresas de Espanha e França, foi hoje anunciado.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os diagnósticos de sífilis estão a aumentar globalmente. Quando não tratada, esta doença sexualmente transmissível possa causar demência, cegueira e hemorragias fatais. Conheça a história de Gavin, um jovem britânico que contraiu sífilis e VIH.
O ministro das Finanças garantiu hoje que “não há um único euro de cativações no Serviço Nacional de Saúde”, em resposta ao CDS, que acusou o Governo de fazer cativações encapotadas.
O Bloco de Esquerda avisou hoje o ministro das Finanças que a sua “obsessão pelo défice” está a prejudicar os utentes do Serviço Nacional de Saúde e acusou Mário Centeno de levar meses a autorizar processos e contratações.
O Presidente da República garantiu hoje que "há sensibilidade do Governo" para resolver a situação da unidade pediátrica de oncologia do Hospital de São João, Porto, e que este irá contribuir para resolver o problema.
A incidência de cancro em Portugal tem aumentado “três a quatro por cento ao ano” e, em 2017, foram registados cerca de "50 mil novos casos”, mas a mortalidade está “relativamente estacionária”, segundo o oncologista Miguel Barbosa.