A Alemanha regista 91.714 casos de covid-19, mais 5.936 que na véspera, e 1.342 vítimas mortais, um crescimento de 184, o que significa que o aumento do número de novos infetados abrandou, mas o de mortes subiu.
Espanha registou nas últimas 24 horas 674 mortes devido ao novo coronavírus, o terceiro dia consecutivo de redução, alcançando um total de 12.418 vítimas mortais, segundo a última atualização das autoridades sanitárias.
O número de mortes provocadas pela Covid-19 em África subiu para 360 nas últimas horas num universo de mais de 8.500 casos registados em 50 países, de acordo com a mais recente atualização dos dados da pandemia naquele continente.
Apesar de ter as portas fechadas devido à pandemia covid-19, o Centro Abrigo no Canadá, continua por telefone e por e-mail a informar os seus utentes, a maioria portugueses, direcionando-os para "serviços e mecanismos existentes no país".
No longínquo Vietname, em contexto de pandemia, vivem cerca de 60 portugueses, uns, mesmo sem emprego certo, vão ficar no país que lhes permite viverem com 300 euros por mês, enquanto outros aguardam pelo voo para Portugal, mesmo perdendo negócio.
A área do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) dedicada à covid-19, centralizada na “sala de situação nacional”, em Lisboa, assegura a transferência de doentes entre hospitais e colheitas para análise ao novo coronavírus.
Um avião fretado pelo Estado português chegou hoje a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada portuguesa na China.
Salas de espera vazias, médicos a fazer consultas por telefone e doentes a aguardar em casa é a nova realidade dos hospitais, que de um dia para o outro tiveram de reorganizar-se devido à pandemia de covid-19.
Nos bairros sociais da Grande Lisboa, onde vivem milhares de cidadãos de países africanos, a angústia de perder o emprego precário junta-se ao medo da infeção pelo novo coronavírus, e à dificuldade do confinamento onde não é fácil morar.
O Japão vai acelerar a produção de Avigan, um medicamento experimental para tratar a infeção por covid-19, que será disponibilizado gratuitamente aos países que o solicitarem para testes, foi hoje anunciado.
O Brasil registou 431 mortos associados à covid-19, um aumento 20%, enquanto os casos confirmados da doença provocada pelo novo coronavírus se situam nos 10.278, mais 13,4%, informou hoje o ministério da Saúde.
A cidade de Nova Iorque vai receber mil ventiladores pulmonares doados pelos milionários chineses Jack Ma and Joseph Tsai, fundadores do grupo de comércio eletrónico Alibaba, revelou hoje Andrew Cuomo, governador do estado de Nova Iorque.
O Hospital de Santa Marta, em Lisboa, é uma das instituições dispensadas de receber doentes com covid-19 “um privilégio” que permite dar uma resposta rápida a um doente com problemas cardíacos graves de outra unidade de saúde.
A pandemia de covid-19 obrigou hospitais a procedimentos como testes de despistagem a doentes antes de cirurgias, o que atrasa o ritmo operatório e às vezes obriga a mudança de planos de última hora.
Os enfermeiros do INEM dedicados em permanência à covid-19 são chamados a realizar centenas de testes ao novo coronavírus e enfrentam o perigo de contágio munidos de equipamento de proteção individual, mas o medo do contágio permanece.
A evolução da pandemia de COVID-19 em Portugal, com o aumento de doentes graves, obrigou o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a ativar a "sala de situação nacional", o que só acontece em momentos excecionais.
A pandemia causada pelo novo coronavírus já matou 63.437 pessoas em todo o mundo e infectou mais de 1,1 milhão, segundo um balanço divulgado no sábado pela agência AFP.
A plataforma "COVID-19 Voluntariado" agrega iniciativas de apoio por todo o país para quem quer ser solidário ou precisa de ajuda nesta fase de pandemia. "Há mesmo muita gente a precisar de apoio nas mais diversas vertentes", alerta Carla Ventura, responsável pelo projeto.
O rastreio à covid-19 aos utentes e colaboradores de lares e de Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho da Trofa, distrito do Porto, começou hoje, com o apoio do Grupo Trofa Saúde Hospital (GTSH).
O novo coronavírus fez pelo menos 60.457 mortos no mundo desde que apareceu em dezembro, sendo um terço deles na Europa - é o que mostra o balanço feito pela AFP com base em fontes oficiais, este sábado (4), às 10h30 (horário de Brasília).
O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores, Tiago Lopes, mostrou-se hoje satisfeito por não ter sido registado nenhum novo caso de covid-19 nas últimas 24 horas, mas reconheceu que ainda haverá mais infetados na região.
A Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) cedeu hoje 31 camas e colchões para um hospital de campanha na vila de Sousel, em Portalegre, para fazer face à pandemia covid-19.
Um teste clínico que consiste em administrar a pacientes com COVID-19 uma solução à base do sangue de um verme marinho com capacidade de transportar oxigénio foi autorizado em França, anunciaram este sábado os autores do projeto.