O projeto "Mind&Gait" envolve os institutos politécnicos de Coimbra, de Leiria e de Santarém, a Cáritas Diocesana de Coimbra e a Misericórdia de Alcobaça, foi esta segunda-feira anunciado.

"O que se pretende é o desenvolvimento de uma intervenção combinada, composta por um programa de estimulação cognitiva - por computador e através de terapia animal assistida - e por um programa de atividade física", explica a ESEnfC, em comunicado.

Adicionalmente, acrescenta a nota, "será construído um mecanismo autobloqueador para andarilhos, para permitir a atividade em segurança".

O consórcio liderado pela ESEnfC sustenta que o projeto vai "incrementar ganhos em saúde e qualidade de vida numa população frágil", além de "reduzir os custos em cuidados de saúde", na medida em que vai "prolongar a independência dos idosos e reduzir os gastos em internamento hospitalar".

Os promotores do projeto sublinham que se trata de uma população muito vulnerável a quedas e fraturas, incapacidade, dependência, hospitalização e institucionalização.

A equipa é liderada por João Apóstolo, docente da ESEnfC, e integra especialistas das áreas de enfermagem, terapia ocupacional, ciência do Exercício, engenharia mecânica, engenharia informática e design.

O projeto "Mind&Gait" é cofinanciado com fundos comunitários, no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, com um incentivo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 126.343 euros para um investimento elegível de 148.639 euros.