A Ordem dos Médicos (OM) denunciou hoje que hospitais públicos estão a desviar os seus médicos internos para outras unidades hospitalares para resolver as falhas nas escalas das urgências e apelou ao Governo para repor a legalidade.
Nos primeiros cinco meses deste ano nasceram mais 1.777 bebés do que em período homólogo do ano passado, num total de 34.294 nascimentos, uma subida de 5,5%, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O adoçante aspartame pode ser cancerígeno para os humanos, mas os dados científicos conhecidos não obrigam a alterar os valores diários de consumo aceitáveis, indica uma avaliação hoje divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Governo aprovou o decreto-lei que cria o Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD), organismo que vai suceder ao atual Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).
Os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão passar a poder ter acesso aos medicamentos prescritos pelo seu hospital em farmácias mais próximas das suas residências, segundo um decreto-lei aprovado pelo Governo.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, afirmou em Leiria que está "concentrado" nas negociações com os sindicatos dos médicos para evitar as greves durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou os esforços de Moçambique para travar uma epidemia de cólera que assolou países da região desde setembro passado, assinalando o "compromisso do chefe de Estado moçambicano com o setor".
Uma Terra, cujo clima está a aquecer, registou o seu junho mais quente desde que há registo, superando a marca anterior em 0,13 graus Celsius (º.C) com os oceanos a registarem temperaturas recorde pelo terceiro mês consecutivo.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) confirmou hoje que material foi furtado da sua base logística situada na Quinta do Lumiar, em Lisboa, e que o "incidente está sob investigação".
Neurocientistas da Fundação Champalimaud descobriram um "relógio interno" do cérebro, que abre caminho a uma maior perceção do tempo e que pode fazer "avançar o desenvolvimento de novos alvos terapêuticos" para doenças como a Parkinson e Huntington.
O Hospital Santa Maria, em Lisboa, garante que os preparativos para as obras da nova maternidade arrancam em agosto, os trabalhos estarão no terreno em setembro e estarão concluídos até final de março de 2024.
As famílias portuguesas gastaram sete mil milhões de euros com a saúde em 2021, o que coloca Portugal entre os países europeus com maior desproteção financeira no acesso à saúde, concluíram os investigadores Eduardo Costa e Pedro Pita Barros.
A Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto considera que os encerramentos programados de maternidades podem levar à aceleração de trabalhos de parto, mais “partos instrumentados” e mais cesarianas.
Sete grávidas foram reencaminhadas do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, para realizarem os seus partos em hospitais privados desde o início deste mês, adiantou hoje à Lusa o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN).
Meia centena de médicos, enfermeiros e assistentes operacionais juntaram-se hoje em frente ao Hospital Santa Maria, em Lisboa, em solidariedade com os profissionais de saúde do serviço de ginecologia e obstetrícia, que encerra em agosto para obras.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) vão desenvolver um “modelo humano” dos neurónios que são afetados pela "doença dos pezinhos" para descodificar o que acontece no estado inicial da doença e travar a neurodegeneração.
Décadas depois de muitos outros países desenvolvidos terem parado de esterilizar mulheres indígenas à força, vários ativistas, médicos, políticos e pelo menos cinco ações coletivas alegam que esta prática não terminou no Canadá.
A Ordem dos Médicos (OM) pediu informações ao Hospital de Santa Maria para realizar um relatório detalhado sobre a situação assistencial no serviço de ginecologia e obstetrícia, disse o bastonário após uma "visita técnica" à unidade.
O serviço de medicina interna do Hospital de Loures perdeu 24 especialistas nos últimos meses, alertou hoje a Ordem dos Médicos, que se manifestou preocupada com a qualidade dos cuidados aos doentes e da formação dos internos.
O Hospital de Aveiro passou, a partir de hoje, a poder realizar eletroencefalogramas a doentes acamados com um novo equipamento portátil adquirido para o Serviço de Neurologia, informou fonte hospitalar.
Cerca de 735 milhões de pessoas passam fome no mundo, mais 122 milhões face a 2019, revelaram hoje as Nações Unidas (ONU) num novo relatório, que aponta múltiplas crises, incluindo a guerra na Ucrânia, como motivo para o aumento.
Uma em cada cinco pessoas passa fome em África - mais do dobro da média global -, sendo a região mais afetada por esse problema no mundo, segundo o mais recente relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).
Mais de 12% da população portuguesa sofria de insegurança alimentar moderada ou severa em 2020 e 2022, uma prevalência que coloca Portugal acima da média de 8,5% registada na Europa do Sul, indica um relatório internacional hoje divulgado.
O presidente da Associação dos Administradores Hospitalares defendeu hoje que, se as famílias e os cuidadores informais tivessem mais apoios, poderiam ajudar a libertar camas nos hospitais que continuam ocupadas por pessoas que já tiveram alta.