O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) afirmou hoje que o Ministério da Saúde “não fechou a porta” a nenhuma das propostas apresentadas conjuntamente pelos sindicatos na mesa negocial, anunciando que ficou marcada uma nova reunião para domingo.
O Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia e o Bloco de Partos do Hospital de Braga vão estar fechados entre as 08:00 de sábado e as 08:00 de segunda-feira, foi hoje anunciado.
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) anunciou hoje uma greve ao trabalho extraordinário em novembro e dezembro, para exigir a abertura imediata de negociações com a tutela sobre uma carreira que corrija desigualdades.
Os Médicos Sem Fronteiras (MSF) nos Territórios Palestinianos Ocupados apelaram ao fim do "banho de sangue" provocado por "bombardeamentos indiscriminados" de Israel na Faixa de Gaza, avançou hoje a agência Europa Press.
O Ministério da Saúde anunciou hoje a abertura de 2.242 vagas para formação médica especializada em 2024, “o maior mapa de vagas de sempre”, sendo a especialidade de Medicina Geral e Familiar a área com maior número de vagas
A Associação Portuguesa da Psoríase (PSOPortugal) alertou hoje para “o calvário” que muitos doentes passam para levantar, nos hospitais, medicamentos biológicos que muitas vezes são os únicos eficazes no desaparecimento das lesões físicas.
A empresa de biotecnologia norte-americana Excision BioTherapeutics apresentou dados de segurança positivos sobre o uso de edição genética no combate ao vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (VIH-1) em humanos.
A Federação Nacional dos Médicos e o Sindicato Independente dos Médicos concordaram hoje em apresentar uma proposta conjunta ao Governo na qual exigem a reposição das 35 horas semanais e um aumento de 30% do salário base.
O serviço de urgência de Ginecologia-Obstetrícia do Hospital Amadora-Sintra vai estar aberto apenas à sexta-feira e ao fim de semana a partir de segunda-feira, por falta de médicos para assegurar as escalas, anunciou hoje a instituição.
O Conselho de Ministros aprovou hoje uma resolução que permite que o trabalho suplementar dos trabalhadores do INEM possa ser ultrapassado em 20% até ao final do ano, decorrente do aumento na atividade operacional no outono e inverno.
Médicos e Governo voltam hoje às negociações, uma reunião considerada decisiva para um entendimento que reponha a normalidade em vários hospitais do país que estão a enfrentar constrangimentos e encerramentos temporários de serviços.
Os sindicatos médicos vão apresentar hoje ao Ministério da Saúde, em mais uma ronda negocial, uma contraproposta conjunta que exige reposição das 35 horas semanais e um aumento de 30% do salário base.
A promoção da literacia em saúde contribui para o aumento da qualidade de vida e bem-estar das pessoas, em particular das mais vulneráveis, revela um estudo do projeto Espaço Saúde 360º Algarve hoje divulgado.
O Serviço de Urgência do Hospital de Aveiro passou a prestar cuidados de Urologia, em emergência, evitando a deslocação dos doentes para Coimbra, informou hoje a administração hospitalar.
Trinta e seis médicos intensivistas do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, avisaram, numa carta dirigida ao conselho de administração, que, com "equipas reduzidas" e "trabalhos avulsos", os próximos meses serão "particularmente exigentes" para a Medicina Interna.
O diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Urgência e Medicina Intensiva do Hospital de São João, no Porto, considerou hoje que a criação de equipas dedicadas às urgências exige incentivos como a criação de uma carreira.
A criação de equipas dedicadas nas urgências “é uma medida estrutural favorável” mas não resolve a conjuntura atual de indisponibilidade dos médicos, avisou hoje o diretor da Unidade de Urgência e Medicina Intensiva do Hospital de São João.
O Sindicato dos Enfermeiros (SE) denunciou hoje a “exaustão e escassez” daqueles profissionais de saúde na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), resultado do excesso de procura do serviço de urgência e do absentismo.
O ministro da Saúde disse hoje estar a acompanhar com “alguma preocupação” a situação das urgências em novembro, mas assinalou que, apesar dos problemas, foram atendidos na semana passada entre 15 mil a 20 mil utentes por dia.
O continente africano é o mais afetado por doenças infecciosas e a resistência antimicrobiana é uma ameaça que pode prejudicar drasticamente a eficácia do tratamento, alertou hoje o diretor do Ministério da Saúde e dos Serviços Sociais da Namíbia.
O presidente do PSD defendeu hoje um pacto nacional para a saúde, que envolva Governo, partidos e os setores público, social e privado, para acabar com a "hipocrisia assente em pés de barro" de que o SNS será suficiente.
O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) recomendou hoje ao parlamento que aprove uma regulamentação sobre a edição genética para melhorar as características individuais ou a transformação do DNA de embriões.
Utentes com doença crónica ou que necessitem de tratamentos de longa duração, após avaliação médica, podem levantar desde hoje a sua medicação na farmácia, deixando de precisar de renovar as receitas no centro de saúde durante um ano.
A criação de equipas dedicadas nas urgências “não será um remédio universal” para os problemas nestes serviços, mas facilitará o seu funcionamento, que ficará menos dependentes das horas extraordinárias dos médicos, defendeu hoje o ministro da Saúde.