A União Europeia (UE) vai destinar 84 milhões de euros para a agricultura sustentável angolana, nos próximos cinco anos, para ajudar a combater a subnutrição em Angola, a quinta causa de morte infantil no país.
A 8.ª edição da Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que começa quinta-feira na Exponor, Matosinhos, conta com 105 expositores, entre os quais 10 escolas estrangeiras, oito dinamarquesas, de nível superior, e dois “colleges” ingleses.
O ex-ministro António Arnaut apelou ao Presidente da República, Cavaco Silva, para intervir de modo a preservar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), alertando que se vive uma “situação trágica”, muito perto “do colapso”.
Portugal tem a mais elevada taxa da Europa de novos doentes a fazer diálise, com quase 2.500 novos pacientes com insuficiência renal a precisarem, em 2014, de tratamento que substituta a função dos rins. Diabetes e hipertensão arterial parecem ser o principal motivo para essa condição médica.
A dieta mediterrânica está em foco, este ano, no Desafio pela Saúde, iniciativa que decorre, em simultâneo, em Évora e em Mérida (Espanha), entre sexta-feira e domingo, para fomentar hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis.
O Papa Francisco disse esta quarta-feira que as crianças que são abandonadas e vagueiam nas ruas representam uma "desgraça para a sociedade" e são uma consequência de um sistema que gera pobreza e violência.
O programa de apoio ao emprego "Garantia jovem" já abrangeu 260 mil jovens, dos quais 66 mil foram colocados no mercado de trabalho, anunciou esta quarta-feira o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.
O Movimento de Utentes da Saúde defendeu esta quarta-feira que a situação se agrava a cada dia para quem recorre ao serviço de cuidados públicos e considerou que relatórios feitos sem ouvir todas as partes resultam em “falta de realismo”.
O Prémio Bial 2014, considerado um dos maiores galardões internacionais na área da saúde, no valor de mais de 300 mil euros, é entregue esta quarta-feira em Coimbra à equipa de investigação de Miguel Seabra, numa cerimónia presidida pelo presidente da República.
Os holandeses são os seres humanos mais altos, uma realidade que se pode explicar por condições ambientais favoráveis, mas também pela seleção natural, sugere um estudo publicado na revista científica britânica Royal Society.
O Comité de Política Social da União Europeia (UE) elogiou as mudanças feitas em Portugal na saúde e nas pensões de reforma, mas contrapôs a necessidade de garantir uma adequada cobertura da assistência social.
A diretora regional da OMS para África, Matshidiso Moeti, considerou “urgente” que autoridades governamentais, empresas e consumidores de alimentos adotem “práticas de higiene básicas” para melhorar a segurança alimentar da “produção até o consumo”.
O presidente da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco alertou hoje para a situação "preocupante" e "emergencial" das comissões, principalmente as que têm mais processos, e pediu a intervenção por parte da Assembleia da República.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou hoje uma ferramenta informática para as famílias acompanharem e avaliarem as ementas escolares, permitindo-lhes ter um papel mais ativo junto das escolas e das autarquias na defesa da alimentação saudável das suas crianças.
O Governo dos Açores avançou hoje com convenções com privados para que os utentes do Serviço Regional de Saúde (SRS) sem médico de família tenham acesso a duas consultas de medicina geral por ano.
O ministro da saúde questionou hoje a contabilização feita pelo INE que aponta para uma diminuição do número de camas de internamento nos hospitais públicos e considerou “tolice” comparar urgências dos hospitais polivalentes com o atendimento nos hospitais privados.
Profissionais da área da Saúde e da Proteção Civil criaram em S. João da Madeira um movimento cívico que está a recolher assinaturas em defesa do hospital local, apelando à sua manutenção no Sistema Nacional de Saúde.
O ministro da saúde considerou hoje “totalmente indesejável” que situações de médicos que são condenados por pedofilia continuem a exercer com crianças e manifestou o seu apoio à revisão dos estatutos da Ordem dos Médicos para afastar estes profissionais.
O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, afirmou que o município vai reforçar a aposta na educação, através de obras e do investimento em refeições escolares, para que os alunos da cidade possam concluir o ensino secundário.
Mais de metade das vítimas que receberam adiantamento da indemnização por crime violento, da Comissão de Proteção às Vítimas de Crimes, em 2014, eram crianças com menos de 14 anos que ficaram sem pais, na sequência de um homicídio.
O serviço de urgência do hospital de Alcobaça esteve esta terça-feira sem médico durante hora e meia devido a “uma falha” cujas responsabilidades estão a ser apuradas junto da empresa prestadora de serviços, informou o Centro Hospitalar de Leiria.
Os casos suspeitos na alimentação que envolvam contaminantes químicos, aditivos alimentares e resíduos de pesticidas vão estar disponíveis numa base de dados que envolve várias entidades portuguesas e que poderá ser consultada por outros organismos europeus.
Os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) acreditam que haja um desperdício de oito toneladas de resíduos alimentares por mês nas cantinas e querem sensibilizar estudantes e colaboradores para reduzir o atual valor.