A escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050 devido ao uso excessivo de recursos hídricos para a produção de alimentos, alertou esta terça-feira a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
A Associação Portuguesa de Produtores de Cerveja considerou hoje “prematuro fazer novas alterações” legislativas relativamente à intenção do Governo de rever a lei do álcool proibindo a venda de vinho e cerveja a menores de 18 anos.
A Universidade do Algarve (UALg) anunciou que obteve a melhor classificação nacional na área da medicina, no `ranking` U-Multirank, uma nova classificação mundial apoiada pela Comissão Europeia e que analisa dados, informações e opiniões de alunos.
Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa vão, entre hoje e 07 de maio, contabilizar o tráfego em dezoito vias da capital, com vista ao cálculo das emissões poluentes nesses locais.
A cidade da Horta, na ilha do Faial, grupo central dos Açores, apresenta risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página na Internet.
O novo administrador do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV), sediado na Feira, atribui ao hospital de S. João da Madeira "níveis de excelência", mas reconheceu hoje que o de Oliveira de Azeméis precisa ser requalificado.
A nova administração do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga está a reformular o Serviço de Urgência do Hospital S. Sebastião, na Feira, apostando para isso na contratação médica e na reorganização horária de outras valências.
O Governo quer proibir o consumo de todas as bebidas alcoólicas, incluindo a cerveja e o vinho, a menores de 18 anos. O executivo pretende alterar a lei sobre a venda destas bebidas, de modo a aproximar a legislação portuguesa da europeia. Associação de bebidas espirituosas concorda com a medida.
O ministro da Saúde admitiu a possibilidade de a vacina pneumocócica Prevenar vir a constar do Plano Nacional de Vacinação (PNV), o que teria custos na ordem dos 12 milhões de euros anuais.
O Parlamento debate na quarta-feira mais de 20 projetos de lei para promover a natalidade, com o PSD e o CDS-PP a apresentarem seis, mas omitindo várias das recomendações de um estudo que o PSD pediu.
Um inovador modo de cozedura do arroz foi descoberto no Sri Lanka, permitindo reduzir em 50% o número de calorias absorvido pelo corpo, com a descoberta a ser vista como uma resposta ao problema de obesidade.
Um novo dispositivo a ser adicionado a um ‘smartphone’ pode ser capaz de diagnosticar com precisão, e de forma mais barata, um cancro, informaram hoje investigadores norte-americanos.
A Linha do Sono recebeu, no primeiro mês de funcionamento, mais de 1000 chamadas telefónicas de pessoas a pedir ajuda para dormir mais e melhor, indicou hoje a promotora da iniciativa.
O coordenador do Grupo de Trabalho da Assembleia da República da Indisciplina em Meio Escolar admitiu ser preciso um “investimento substancial” para combater o fenómeno da violência e indisciplina nas escolas em Portugal.
A ex-ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues defendeu a reativação de um programa como o Novas Oportunidades, e alertou para os perigos de enviar demasiado cedo as crianças para o ensino vocacional.
A presidente do Instituto de Apoio à Criança (IAC), Dulce Rocha, defendeu hoje a criação de um plano nacional para a prevenção dos maus tratos nas crianças, apontando a necessidade de mais formação para uma deteção mais precoce.
O deputado e líder do PSD/Porto, Virgílio Macedo, avançou hoje à Lusa que a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) vai contratar 70 a 80 médicos de família para colmatar a insuficiências no distrito.
A Polícia Judiciária anunciou a detenção de quatro pessoas com ligações ao ramo farmacêutico por burla ao Estado e falsificação de receituário, no âmbito de uma investigação de fraudes ao Serviço Nacional de Saúde.
O projeto Todos a Galope, que pretende facultar aulas de equitação a crianças desfavorecidas, está a trabalhar com juntas de freguesia de Lisboa para assinalar interessados, enquanto prepara uma candidatura a fundos europeus.
A empresa portuguesa Frueat entra em maio em Espanha, colocando os seus ‘snacks’ naturais em 2.200 pontos de venda de várias cadeias da grande distribuição e antecipando vendas de 700 a 800 mil euros naquele mercado em 2015.
O Programa Nacional de Vacinação (PNV) começou há 50 anos, com a vacina para a poliomielite, doença que ainda matava em Portugal. Desde então, esta medida salvou milhares de vidas e continua a orgulhar os serviços de saúde portugueses.
O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, afirmou que Camberra pretende impedir o acesso dos pais que recusem vacinar os seus filhos a um pacote de benefícios que são concedidos pelo Estado.
O Bloco de Esquerda contestou a decisão do Governo de comparticipar a vacina Prevenar apenas a famílias carenciadas, considerando que põe em causa o princípio da universalidade do Serviço Nacional de Saúde.
O Estado vai comparticipar a vacina Prevenar, contra a pneumonia, meningite e septicémia, disponibilizando uma verba de seis milhões de euros até fim do ano para apoiar famílias mais necessitadas, segundo fonte oficial.