Estudantes portugueses discutiram esta quarta-feira no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a violência doméstica e a necessidade de combater este flagelo, a começar pelas relações de namoro na juventude.
A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar lamentou esta quarta-feira a falta de braçadeiras nos centros de saúde que permitam fazer um controlo da tensão arterial durante 24 horas, considerando a situação “ridícula”.
A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) propôs esta quarta-feira que os hipertensos e diabéticos tenham prioridade no acesso ao médico de família, considerando que “Portugal está muito aquém” do que se pode fazer por estes doentes.
O sistema imunitário está diretamente relacionado com a doença de Alzheimer o que pode permitir a elaboração de novos tratamentos contra a forma mais comum da demência no planeta, destaca um estudo da universidade de Duke publicado no Journal of Neuroscience.
Mais de 70% dos dois milhões de idosos registados nos centros de saúde em Portugal têm hipertensão, um problema que afeta 2,6 milhões do total de utentes com médico de família, segundo dados de um estudo divulgado esta quarta-feira em Lisboa.
Cerca de três milhões de utentes inscritos nos centros de saúde não foram uma única vez ao médico de família durante o último ano, segundo dados do Ministério da Saúde, que quer “aumentar a captação de doentes”.
Cerca de 2.000 alunos do ensino básico do concelho de Viseu vão ser sujeitos a um rastreio escolar de qualidade de visão, que visa também identificar os problemas de daltonismo, que leva a que confundam certas cores.
O vice-presidente da Confederação Nacional de Associações de Família (CNAF), Hugo Oliveira, afirmou hoje que as medidas para a promoção da natalidade são “um incentivo” para as famílias poderem ter mais filhos, mas ainda deviam “ir mais além”.
"Amores de família" é um livro que retrata diferentes perfis de famílias da atualidade, sejam adotivas, monoparentais ou de casais do mesmo sexo. Os textos são de Carla Maia de Almeida e as ilustrações de Marta Monteiro.
A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas considerou que o conjunto de medidas sobre família e natalidade que vão começar a ser hoje discutidas no parlamento "é positivo", mas revela o muito que ainda há para fazer.
A Assembleia da República discute esta quarta-feira dezenas de propostas da maioria e da oposição para a promoção da natalidade, num debate temático proposto pelo BE, relativamente ao qual PSD e CDS-PP admitiram viabilizar iniciativas da oposição.
Uma especialista em hepatite C defende que a introdução de novos medicamentos para tratamento do vírus que provoca a doença traz vantagens aos doentes, mas ainda há “muito trabalho” a fazer para ajustar estes fármacos a pessoas com insuficiência renal.
O presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), José Martins Nunes, alertou para os preços "cada vez mais exigentes" dos novos medicamentos.
Metade dos doentes hipertensos em Portugal tem um valor de colesterol elevado, com a hipertensão a registar elevada prevalência e mau controlo entre os mais idosos e níveis baixos nos jovens, segundo um estudo hoje divulgado.
Dezassete Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo expressaram “total discordância” com a decisão do Instituto da Segurança Social (ISS) de retirar técnicos de reforço destas entidades, considerando que a capacidade de resposta fica comprometida.
Investigadores europeus vão discutir a partir de quarta-feira a possibilidade de criar um grupo científico a nível comunitário para investigar as doses baixas de radiação.
As cesarianas só devem ser realizadas por razões médicas, recomendou a Organização Mundial de Saúde (OMS), lamentando “a epidemia de cesarianas” verificada atualmente a nível mundial, destacando o caso do Brasil.
A subestimação da contaminação de cursos de água, rios e estuários por inseticidas tem um "impacto devastador" sobre os ecossistemas aquáticos, revela uma investigação alemã publicada esta terça-feira nos Estados Unidos.
Um quarto da população da Guiné-Bissau continua sem acesso a água potável, de acordo com o mais recente inquérito às condições de vida dos agregados familiares do país promovido pelo Governo e agências internacionais.
Cerca de 1,8 milhões de crianças da Serra Leoa começam hoje a regressar à escola gradualmente, mais de oito meses depois da suspensão das aulas para travar a propagação do mortífero vírus do Ébola.
O crédito malparado das famílias voltou a aumentar em fevereiro, tendo atingido os 5.383 milhões de euros no final desse mês, o que representa 4,38% do total do crédito concedido às famílias pela banca.
O Presidente da República defende que é fundamental que a inovação, a par da educação, possa constituir-se como "instrumento efetivo para a redução das assimetrias sociais", apontando que a formação superior é sobretudo "um ponto de partida".
O secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, defendeu hoje que só a proibição de venda de qualquer bebida alcoólica a menores de 18 anos poderá diminuir o consumo excessivo dos jovens.