O professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Jorge Leite afirmou hoje que há instituições públicas que não cumprem a quota de 5% que a lei impõe de integração de pessoas portadoras de deficiência.
Os professores começam hoje nova greve às avaliações com a contagem integral do tempo de serviço congelado como “questão central”, alertando o Governo que sem respostas esta não será uma paralisação só de um dia ou de uma semana.
A região da Guarda apresenta hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e o resto do país está com níveis muito elevados, segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal está em segundo lugar entre os países europeus num 'ranking' sobre ambição em metas e medidas para cumprir o Acordo de Paris contra as alterações climáticas, sendo somente ultrapassado pela Suécia, segundo um estudo hoje divulgado.
O Bastonário da Ordem dos Médicos afirma que o país precisa de ter unidades pediátricas para queimados nas regiões Centro e Norte, acrescentando que este é um défice grande, entre outros.
Sete distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Ordem dos Médicos enviou este ano pelo menos duas cartas ao Centro Hospitalar Lisboa Norte a avisar que estava em causa a sua capacidade de formar novos especialistas em pneumologia, segundo documentos a que a Lusa teve acesso.
O Instituto Nacional de Sangue (INS) de Angola apresentou da música "Vida é Sangue", como o hino oficial da Campanha Nacional de Incentivo à Dádiva de Sangue Altruísta e Regular no país.
O ministro da Educação garantiu hoje no parlamento que nunca fez chantagem durante a negociação do tempo de serviço, garantindo que o Governo não é inflexível nem autoritário, mas, tal como no tango, “são precisos dois” para negociar.
A intensificação da crise humanitária no Iémen, em guerra desde 2014, permanece entre as principais preocupações dos Médicos Sem Fronteiras, disse à Lusa o chefe da missão, João Martins.
Os sindicatos da saúde afirmam que a falta de assistentes operacionais no hospital de Castelo Branco "é de tal maneira grave" que no primeiro trimestre do ano, a dívida em horas extraordinárias ultrapassava as sete mil horas.
O responsável pela Delegação Regional do Norte do Instituto de Emergência Médica (INEM) do Norte, Ricardo Duarte, foi hoje demitido, disse à Lusa fonte oficial daquele organismo.
Cerca de meia centena de trabalhadores da saúde do hospital Amadora-Sintra em greve manifestaram-se hoje para exigir a progressão nas carreiras e igualdade em relação aos funcionários dos outros hospitais.
O Parlamento japonês aprovou hoje uma nova lei para limitar a emissão de microplásticos, pequenas partículas que representam uma grande ameaça para as aves e peixes marinhos e que podem colocar em risco a saúde humana.
O parlamento aprovou hoje uma recomendação ao Governo apresentada pelo BE para o reforço do atendimento médico à população de Nossa Senhora de Fátima, no concelho de Aveiro.
O bloco operatório do Hospital de Aveiro, encerrado devido à greve dos assistentes operacionais, abriu excecionalmente pelas 09:30 para realizar uma cirurgia urgente.
A greve dos trabalhadores da saúde no norte de Portugal está a registar uma adesão global entre 80% e 85%, chegando aos 100% no hospital Magalhães de Lemos (Porto) e no Hospital Escala (Braga), disse hoje fonte sindical.
O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um diploma que teve origem num texto do PCP e prevê a elaboração de um plano de requalificação e construção de residências universitárias.
A presidente do Intergrupo Português de Melanoma disse hoje à Lusa que “pela primeira vez” existe um tratamento aprovado para o carcinoma de células de Merkel, um tipo de cancro de pele que, apesar de raro, tem “uma progressão rápida”.
Serviços fechados e perturbações nos exames e consultas é o cenário registado hoje em várias unidades de saúde do Alentejo devido à greve de 24 horas dos trabalhadores do setor da Saúde, como constatou a Lusa.
A greve dos trabalhadores da saúde está a registar uma adesão média de 80% a nível nacional, chegando aos 100% nalguns hospitais, com os blocos operatórios a funcionarem apenas em situações de urgência e consultas externas fechadas,
Mais de um em cada 10 utentes procuram ter consultas de especialidade num hospital fora da sua área de residência, sendo as consultas de oftalmologia, ortopedia, dermatologia, otorrinolaringologia e cirurgia geral as mais procuradas.
O Sindicato de Todos os Professores (STOP) reclamou hoje ter conseguido adesão à greve de reuniões de avaliação num terço dos agrupamentos do país e provocado desespero no Ministério da Educação.
A greve dos trabalhadores da saúde está a provocar constrangimentos na realização de vários exames Hospital de Ponta Delgada, a maior unidade de saúde dos Açores, cancelando radiografias e ecografias, adiantaram utentes à Lusa.