A greve dos auxiliares de ação médica, que decorre hoje, está a ter uma adesão "acima dos 90% no país, atingindo os 100% nos principais hospitais de Lisboa e Porto", disse à Lusa fonte sindical.
O presidente do conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), Frankelin Ramos, confirmou o internamento, no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, de dois adultos com gripe A.
A gripe em Portugal manteve-se na semana de 14 a 20 de janeiro numa fase de atividade epidémica, mas com intensidade moderada e tendência crescente, de acordo com o Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe.
Dois pisos do Hospital Central do Funchal estão parcialmente isolados e de quarentena devido a uma bactéria identificada numa doente com patologia crónica imunodeprimida, informou o Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM).
O Ministério da Educação vai atribuir 10 mil euros às 20 escolas com melhores taxas de reutilização de manuais escolares, numa campanha lançada hoje e que vai incluir orientações às escolas durante o ano letivo.
Os deputados do PSD eleitos por Viana do Castelo questionaram o Ministério da Educação sobre a falta de pagamento de mais de um milhão de euros à escola secundária de Monserrate, pelos cursos profissionais, no ano letivo 2017/2018.
A Comissão Europeia instou Portugal a implementar a lei da UE contra abuso sexual de crianças, referindo haver falhas na transposição para a legislação nacional das regras europeias de combate à exploração sexual de crianças e pornografia infantil.
As ordens dos médicos da Península Ibérica avisam que são crescentes os casos de doentes em situações críticas por recorrerem a pseudoterapias ou a pseudociência e apelam a que se aperte o controlo sobre “falsas atividades preventivas e curativas”.
Cerca de 30% do total de cirurgias canceladas devido à greve dos enfermeiros no final do ano passado já foram realizadas até meados deste mês e todas no Serviço Nacional de Saúde, segundo os dados oficiais.
Portugal ainda não garante habitação digna à população de etnia cigana, continuando a violar a Carta Social Europeia, conclui o Comité Europeu dos Direitos Sociais do Conselho da Europa, num relatório hoje divulgado.
Os assistentes operacionais com funções de auxiliar de ação médica vão fazer greve na sexta-feira para exigir a reposição da carreira de técnico auxiliar de saúde, extinta em 2009, e vão entregar um abaixo-assinado ao Ministério da Saúde.
Cientistas das universidades de Coimbra, Porto e Nova de Lisboa identificaram novos alvos de combate a micobactérias atípicas que causam infeções pulmonares graves, num estudo ao longo de cinco anos, foi hoje anunciado.
O estudo dos problemas e das soluções para que os transportes públicos sejam mais utilizados por mulheres é o objetivo de um observatório europeu que arranca hoje em Lisboa, com a coordenação nacional da EMEL.
Uma organização agrária espanhola propõe que a União Europeia (UE) suspenda a importação de citrinos da África do Sul porque este país utiliza no cultivo produtos proibidos na UE.
A associação ambientalista ZERO criticou a estratégia do governo para os resíduos urbanos, afirmando que se investe demais na queima em vez da reciclagem, e ameaçou fazer queixa à Comissão Europeia.
O novo portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24) tem um avaliador de sintomas de doenças que, por enquanto, só funciona para a gripe e, para o utilizar, os cegos precisam de ajuda de quem vê.
A greve dos enfermeiros nos hospitais e centros de saúde da Administração Regional de Saúde do Centro regista uma adesão entre os 55 a 60%, disse hoje o presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).
Um farmacêutico de Mesão Frio acusado de burlar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em quase 353 mil euros optou hoje pelo silêncio na primeira audiência do seu julgamento, na Instância Central Criminal do Porto.
Dois homens morreram hoje na sequência de uma fuga de monóxido de carbono no Hospital Magalhães Lemos, no Porto, indicaram fontes dos Bombeiros Sapadores do Porto e da PSP. Situação dos utentes daquela unidade de saúde nunca esteve em perigo, garantiu ao SAPO o coordenador do CDOS do Porto.
O Governo da Madeira reduziu de 700 mil para 200 mil euros os custos com o envio de resíduos hospitalares perigosos para tratamento no continente, ao montar um sistema de autoclavagem na região, revelou hoje o executivo.
Mais oportunidades de trabalho e melhor educação são as principais preocupações dos jovens reveladas num inquérito realizado pela UNICEF, do qual a organização afirma emergir um desafio muito claro para os líderes mundiais, reunidos esta semana em Davos, Suíça.
Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) concluíram, com base num estudo que avaliou 730 indivíduos com mais de 55 anos, que os portugueses são mais afetados por demência vascular do que por Alzheimer.