Um estudo realizado pela Fundação Manuel Leão, intitulado “As preocupações e motivações dos professores”, revela que uma grande parte dos professores sentem-se exaustos e desiludidos com a profissão. Estes sintomas são mais evidentes nos professores do 1º, 2º e 3º ciclos e Secundário e nos que exercem a profissão há mais de 30 anos.

As diferenças também se fazem sentir no ensino público e no ensino privado, sendo neste último onde a relação com o trabalho apresenta índices mais positivos.

Para Helena Correia Rosa, professora reformada há cinco anos do ensino privado onde lecionou durante mais de 30, falar do "antigamente" não significa propriamente recordar um ensino melhor e mais positvo.

"Olhando para trás, prefiro os tempos atuais. Claro que a missão do professor há 20 anos, poder-se-ia considerar mais facilitada. Os alunos estavam quietos nos seus lugares, o professor expunha a matéria e quando queriam colocar questões, punham o braço no ar e esperavam calmamente que chegasse a sua vez. Barulho? Nem pensar! Mas as aulas não eram vivas, como o são de há uns tempos para cá", recorda.

Os materiais que são colocados hoje em dia à disposição do aluno, na aula, como os quadros interativos e ligação à Internet, tornaram a sala de aula mais apetecível. E os alunos, por sua vez, tornaram-se pessoas muito mais informadas.

Para esta professora, o papel do professor e a relação entre este e o aluno mudou: "O professor chega desgastado ao final das aulas de cada dia, depois de tantas solicitações que lhe são postas, mas a relação entre professor/aluno, tornou-se muito mais próxima e colaborante. Acabou o professor no estrado (que já não existe) e os alunos cá em baixo, em atitude passiva".

Do outro lado da moeda, encontram-se os alunos. Para Pedro Carvalho, 16 anos, estudante do secundário, "o papel do professor é ensinar de forma a cativar o aluno. O problema é que os professores guiam-se por manuais e programas que as escolas impõem, o que os impedem de serem mais criativos". E a tecnologia, poderia ser uma ferramenta ainda mais explorada? "Não sei se por os alunos a verem vídeos sobre determinada matéria é a melhor forma... Muitas vezes podem ser aborrecidos. Acho que os professores poderiam partilhar mais experiências, casos reais que pudessem ser aplicados à matéria", refere.

A 5 de outubro, feriado nacional, comemora-se o Dia Mundial do Professor, uma data instituída pela Unesco em 1994 e que pretende homenagear todos os que contribuem para o ensino e para a educação da sociedade.

“Os professores são a força mais influente e poderosa para a equidade, acesso e qualidade na educação” - Irina Bokova, Diretora-geral da UNESCO.