Em 2011, investigadores espanhois usaram um medicamento antibacteríano para combater o excesso de peso. Mas a maioria dos estudos relaciona a toma deste fármaco com... uma maior propensão para obesidade!
São os alunos mais novos, entre os 12 e os 13 anos, os que mais relatam ter começado a fumar na escola, sendo a tendência maior nas raparigas, revela um estudo sobre hábitos tabágicos em meio escolar, desenvolvido em conjunto pela Delegação de Coimbra da Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) e pelo La
O consumo de antibióticos em Portugal tem vindo a baixar desde 2010, mas ainda assim foram vendidos mais de sete milhões de embalagens destes medicamentos nos primeiros dez meses deste ano, segundo dados da consultora IMS Health.
Todos os dias são consumidos por fumadores que tentam deixar de fumar 357 embalagens de anti-tabágicos, um número inferior ao registado no ano anterior, traduzindo uma diminuição de procura destes produtos, segundo a consultora IMSHealth.
Mais de um ano após a primeira data anunciada pelo Governo para o arranque da linha de cessação tabágica, e após sucessivos adiamentos, este serviço volta a ter nova data prevista, o primeiro trimestre de 2016.
O início de semana vai ser marcado por uma descida da temperatura máxima de dois a três graus Celsius e por nevoeiro persistente em alguns distritos do continente, informou esta segunda-feira o meteorologista Ricardo Tavares.
Os países da Europa adotaram progressivamente nos últimos dez anos legislação para proibir de fumar no local de trabalho, em escolas, hospitais e outros espaços públicos, incluindo bares e restaurantes, abrindo apenas algumas exceções.
Milhares de homens em todo o mundo vão ser esterilizados esta sexta-feira no Dia Mundial da Vasectomia, com o objetivo de incentivar a população masculina a envolver-se mais na questão do planeamento familiar.
Um projeto envolvendo cães na terapia familiar em situações de problemas relacionais, doenças crónicas, luto e tentativas de suicídio, vai arrancar em Óbidos, em 2016, numa parceria entre o canil municipal e a unidade de saúde local.
Seis doentes tratados numa clínica de hemodiálise em Lisboa foram contaminados com o vírus da hepatite C, tendo a empresa comunicado a situação de imediato às autoridades de saúde e garantindo que o caso está controlado.
Os cheques-dentista vão ser alargados aos jovens de 18 anos que tinham sido beneficiários do programa e concluído o plano de tratamentos aos 16 anos, anunciou esta sexta-feira o ministro da Saúde, Leal da Costa.
O presidente da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono (APCMS), Miguel Meira e Cruz, alertou esta sexta-feira que dormir pouco ou mal pode aumentar o risco de desenvolver diabetes.
A maioria (67%) dos rios e albufeiras da região centro do país apresenta boa qualidade de água e 25% uma qualidade razoável, segundo a proposta do plano de gestão hidrográfica hoje apresentada publicamente.
A diretora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), Amélia Ferreira, defendeu hoje a necessidade de “repensar a estratégia para o ‘numerus clausus’” como forma de garantir a formação especializada aos médicos.
Um viúvo da Régua lamentou hoje que tenham convocado a sua mulher uma consulta no Centro Hospitalar de Vila Real 18 meses após a morte, um “erro” pelo qual o hospital pediu desculpa.
Os doentes que sofrem de diabetes tipo 2, o tipo de diabetes mais comum, têm maior risco de vir a ter cancro do que a população normal, disse hoje o coordenador do Fórum Diabetes, que se realiza no sábado, no Porto.
Um estudo da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, revela que uma nova vacina pode ser a forma mais eficaz e barata para evitar que o colesterol prejudicial se acumule nas artérias e aumente a incidência das doenças cardiovasculares.
A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) considerou improvável, esta quinta-feira, que o glifosato, muito utilizado nos pesticidas, seja cancerígeno para o ser humano, contradizendo assim a afirmação divulgada em março pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Dois irmãos siameses que partilhavam o coração e o fígado morreram dois dias depois do nascimento no estado americano da Geórgia, devido a várias complicações médicas, informou o hospital.
O Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) ganhou uma bolsa de 93 mil euros da Fundação Bill & Melinda Gates, para desenvolver refeições artificiais para mosquitos, para os produzir em grande escala e utilizar na investigação.
O Governo do Brasil anunciou que deu negativo o exame ao Ébola realizado a um cidadão brasileiro que visitou a Guiné Conacri e apresentava sintomas da doença.
Os portugueses estão a comprar, através da Internet, medicamentos falsos contra doenças graves como as cardiovasculares, a tuberculose e o cancro, o que preocupa as autoridades, devido aos riscos que estes doentes correm.