Mais de uma centena de estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vão rastrear doenças como a diabetes e a hipertensão arterial numa ação iniciada esta segunda-feira no Hospital de São João, no Porto.
Um médico que presta serviço nas Urgências do Hospital de Santarém está há uma semana em greve de fome, em protesto contra a “impunidade” de uma empresa que terá ficado a dever milhares de euros a clínicos em 2014.
O Governo prevê criar cerca de 300 camas no âmbito dos cuidados continuados de saúde mental, bem como unidades pediátricas, já durante o primeiro semestre deste ano, anunciou o coordenador da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).
Portugal precisa de uma articulação estreita entre o sistema de emergência pré-hospitalar (Vias Verdes), os Serviços de Urgência e as Unidades de AVC, defende o Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral (NEDVC) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).
Um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, estima que o uso recorrente das redes sociais é um sinal de depressão ou um risco acrescido de desenvolver esta patologia do foro mental.
É mais um caso de sucesso que mostra as potencialidades da utilização de células estaminais em transplantes de medula óssea. Uma criança com anemia aplástica recebeu o transplante no Hospital de Ali Asghar, no Irão, e sobreviveu, perante a inexistência de um dador compatível.
Investigadores da universidade de Osaka, no oeste do Japão, criaram um coração com células estaminais para melhorar o estudo dos efeitos secundários dos medicamentos, noticia o diário Asahi.
Uma equipa de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC) desvendou que a “ubiquitina” organiza as proteínas que permitem aos neurónios trocar informação entre si.
Na Área Metropolitana de Lisboa há uma associação significativa entre o risco de suicídio e a privação material, concluiu um projeto de investigação coordenado pelo Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (GEGOT) da Universidade de Coimbra.
Futuros pais e mães que consumam mais de duas bebidas com cafeína por dia nas semanas antes da concepção de um bebé têm um risco acrescido de aborto involuntário, segundo um estudo divulgado nos Estados Unidos.
Hospitais com atrasos na marcação de cirurgias prescritas aos doentes estão a boicotar-lhes a possibilidade de serem intervencionados noutros estabelecimentos hospitalares, nomeadamente particulares, conforme prevê a lei.
O presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM), Miguel Guimarães, acusou esta segunda-feira o ministro da Ciência e Ensino Superior de "populismo" e defendeu que as universidades têm de garantir qualidade na formação pré-graduada.
As autoridades de saúde dos EUA disseram na sexta-feira que os homens infetados com o vírus zika ou com sintomas da doença não devem ter sexo desprotegido durante pelo menos seis meses.
Portugal atingiu, no ano passado, o número mais baixo de sempre de casos de tuberculose, mas continua como o país da Europa ocidental com mais elevada incidência.
O PCP alertou esta quinta-feira que os utentes do Serviço de Urgência Básica (SUB) de Cinfães, no distrito de Viseu, estão há um mês sem poderem utilizar os aparelhos de radiologia desta unidade de saúde.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, na quarta-feira, uma ação de fiscalização dirigida a uma exploração pecuária, no âmbito de combate ao crime de abate clandestino de animais, no concelho de Vila Real, acabando por desmantelar um matadouro.
Angola enfrenta o maior surto de febre-amarela dos últimos 30 anos e a doença já infetou mais de 450 pessoas e matou 178 no país, informou esta quinta-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O risco de contrair tuberculose na região Norte "tem vindo a descer de forma sustentada", atingindo predominantemente os concelhos do Litoral, refere um estudo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.
Cerca de 300 crianças e adolescentes deram entrada em 2014 nas urgências de pedopsiquiatria no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, na sequência de comportamentos autoagressivos, como automutilações e tentativas de suicídio.
Um estudo sobre pessoas com demência revela que os residentes em lares com défice cognitivo têm o dobro da percentagem de casos de demência grave dos utentes que moram em casa e são seguidos nos cuidados de saúde primários.
O diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental defende uma menor comparticipação das benzodiazepinas (ansiolíticos, sedativos e hipnóticos) e mais formação sobre a prescrição deste fármaco que em Portugal é consumido em “níveis de risco para a saúde”.
O diretor-geral da Saúde afirmou esta quinta-feira que “não é possível medir a evolução do suicídio em Portugal”, uma vez que, em 2014, o registo das causas de morte passou a ser feito através de uma nova metodologia.