A PSP apresentou hoje um projeto que visa sensibilizar as crianças para as questões ligadas aos transportes ferroviários, incluindo temas como a utilização de passes, atravessamento de linhas e entrada e saída dos comboios.
O Ministério da Saúde de Moçambique iniciou hoje uma campanha de vacinação contra o sarampo e rubéola que tem como objetivo abranger cerca de 12 milhões de crianças, anunciou a instituição em comunicado.
Os caçadores portugueses estão preocupados com as doenças nos javalis e exigem que os animais “sejam vistos por um veterinário oficial em todos os atos venatórios de caça maior”, disse à Lusa José Baptista, do Movimento Caçadores Mais Caça.
O número de consultas nos centros de saúde diminuiu em 2017, apesar de ser o ano em que se atingiu a maior percentagem de portugueses com médico de família, segundo um documento oficial do Ministério da Saúde.
Uma das duas gémeas siamesas angolanas que partilhavam o mesmo coração e fígado, nascidas há uma semana em Luanda, morreu hoje, no hospital, sendo o prognóstico dos médicos para a irmã, ainda unida pelo tórax, muito reservado.
O grupo técnico independente para avaliar a gestão das listas de espera para consultas e cirurgias conta entregar até ao fim do mês o relatório final ao Governo, quatro meses depois do prazo determinado pelo Ministério da Saúde.
O ministro da Saúde afirmou hoje que apresentará até ao verão propostas para devolver autonomia aos serviços de saúde para contratarem recursos humanos e fazerem compras, invertendo a centralização do tempo do resgate financeiro a Portugal.
Uma avaliação de peritos internacionais considerou que o sistema de saúde português precisa de “estratégias a longo prazo” para combater as consequências da crise financeira nas famílias portuguesas, de reverter a centralização então iniciada e de profissionais mais incentivados.
A Fundação Bial anunciou hoje no Porto a abertura de um concurso internacional para projetos de investigação científica na área das neurociências, variando os apoios entre os cinco mil e os 50 mil euros.
Os óbitos por problemas do aparelho circulatório e por tumores malignos representam mais de metade das mortes registadas em Portugal e aumentaram em 2016, ultrapassando os 61.100 casos.
O presidente do PSD, Rui Rio, disse hoje que tem uma posição pessoal favorável à despenalização da eutanásia e contra uma consulta popular sobre este tema, mas admite que o partido possa debater um referendo.
O número de camas para internamento disponíveis nos hospitais oficiais aumentou pela primeira vez em 10 anos, chegando às 24.056, segundo os números hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os hospitais do setor público continuam a assegurar a maior parte dos cuidados de saúde, mas o setor privado tem continuado a crescer e há já mais hospitais privados do que públicos.
O líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, admitiu hoje um referendo sobre a morte medicamente assistida, com vários projetos pendentes no parlamento.
Mais de um terço dos portugueses pratica atividade física regular, com os homens a aderirem mais aos exercícios, principalmente na faixa etária entre os 25 e os 34 anos, segundo dados do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF).
Autarcas de Torres Vedras exigem ao Governo explicações sobre os critérios de abertura de vagas nos concursos para médicos de família, defendendo que Lisboa e Vale do Tejo está a ser discriminada face a outras regiões do país.
O Hospital de Guimarães vai investir 12,5 milhões de euros até 2019 em "vários projetos de requalificação e desenvolvimento" para dotarem os serviços de melhores condições para utentes e profissionais, anunciou hoje aquela unidade hospitalar.
Responsáveis de várias áreas da Saúde coincidiram hoje na importância e necessidade de que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) se mantenha, mas também defenderam melhorias e mais financiamento, sendo a falta de apoios o maior problema.
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) admitiu hoje ter sido detetada a bactéria ‘legionela’ no serviço de Imunohemoterapia do Hospital das Caldas da Rainha, mas não há doentes infetados nem serviços condicionados.
As escolas vão poder gerir como quiserem um quarto do seu tempo de funcionamento, adaptando os espaços, atividades e métodos aos seus projetos curriculares próprios, segundo um decreto-lei aprovado hoje.
O grupo parlamentar do PSD está contra a mudança de género sem relatório médico, e não deverá dar liberdade de voto, e é favorável à proposta de lei do Governo que altera a lei da paridade, alargando as quotas.
O Ministério da Saúde vai atribuir doze prémios a personalidades e entidades que considera estarem a promover a saúde pública, tais como um ‘chef’, uma nutricionista e ‘blogger’, mas também as panificadoras.