O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, considerou que será "muito difícil" encontrar um acordo político para o setor, sublinhando que a orientação do PS "não depende do seu estado de espírito".
A ONU disse hoje ter detetado mais de 360 mil casos de doenças infecciosas entre os 1,4 milhões de refugiados nas instalações da organização em Gaza, devido às más condições de higiene e à falta de alimentos.
O serviço de urgência do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, distrito do Porto, vai restringir o atendimento a utentes com pouca gravidade clínica que recorram à unidade sem referenciação de um profissional de saúde habilitado.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) alertou hoje que os níveis de ‘burnout’ nos médicos internos são “um sinal revelador e alarmante, reflexo dos abusos laborais” a que são sujeitos em várias instituições.
Portugal carece de "respostas especializadas" para as pessoas de orientações sexuais e identidades de género diversas (LGBTQIA+) em situação de sem-abrigo, alertou hoje a Opus Diversidades, considerando que as instituições abrangentes não sabem lidar com esta comunidade.
Mais de dois quintos da população portuguesa (44,8%) já sofreu pelo menos uma situação de violência ao longo da vida, sendo a Madeira a região com maior proporção, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os macacos reconhecem os membros do seu grupo, mesmo depois de separados durante 25 anos, o que representa a memória social mais duradoura documentada em animais, comparável à dos humanos, refere um estudo.
O Infarmed alertou hoje para constrangimentos no abastecimento de medicamentos para o tratamento da perturbação de hiperatividade e défice de atenção, apelando aos profissionais de saúde e distribuidores para fazerem "uma gestão criteriosa" dos 'stocks' disponíveis.
O projeto de duplas de cães de assistência em curso desde outubro de 2022 na Ala Pediátrica do hospital São João, no Porto, passa a integrar o serviço de Oncologia Pediátrica, revelou hoje à Lusa a diretora Maria Bom-Sucesso.
Pediatras pediram a quem contacte com bebés e crianças para lavar as mãos e usar máscara se tiver sintomas gripais, para evitar que os mais pequenos contraiam infeções respiratórias, que estão a entupir urgências e internamentos hospitalares.
O presidente da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) garantiu que os pedidos de acesso ao medicamento administrado às gémeas luso-brasileiras foram céleres e que chegaram através do Hospital de Santa Maria.
A presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF)advertiu para a necessidade de medidas de promoção da importação de medicamentos, considerando que proibição da exportação de fármacos não resolverá o problema da escassez.
A problemática associada aos comportamentos aditivos e dependências está “mais visível no espaço público”, mas “não significa necessariamente que haja um aumento” do número de pessoas afetadas, disse hoje o médico João Goulão, apontando a insuficiente capacidade de resposta.
A China registou um declínio no número de casos de doenças respiratórias, após um surto maciço que levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a solicitar mais informações no mês passado.
Recordes sucessivos - temperaturas mais altas, dias mais chuvosos - marcaram 2023 como um ano de fenómenos climáticos extremos, deixando um rasto de muitos milhares de mortes.
A falta de médicos e enfermeiros marcou o ano de 2023 na Saúde, que começou com encerramentos de blocos de partos, continuou com greves e acabou com limitações nas urgências, obrigando os doentes a deslocar-se dezenas de quilómetros.
As famílias com crianças até aos 15 anos estão a recorrer menos a serviços de saúde por falta de dinheiro, segundo um inquérito nacional que mostra que, no ano passado, 15,63% dos agregados familiares não procurou auxílio.
A Ordem dos Médicos vai contactar os médicos que optaram por não escolher nenhuma especialidade, para perceber as suas razões e evitar que mais vagas fiquem por preencher no SNS nos próximos concursos, anunciou hoje à Lusa o bastonário.
Um em cada quatro jovens médicos apresenta sintomas graves de ‘burnout’ e 55,3% está em risco de desenvolver a síndrome, revela um estudo da Ordem dos Médicos.
Uma organização mais flexível para melhorar o acesso dos portugueses aos cuidados de saúde e o regresso às parcerias público-privadas são algumas das mudanças defendidas por especialistas ouvidos pela Lusa para um SNS mais eficaz e sustentável.
O ministro da Saúde reconheceu hoje que há "problemas inesperados" com o novo modelo de prescrição de medicação para doenças crónicas e que "alguns erros" têm que ser corrigidos, garantindo que tudo será resolvido em "algumas semanas".
Infeção pelo vírus sincicial respiratório obrigou ao internamento de 145 crianças até aos dois anos, entre 02 de outubro e 10 de dezembro, segundo dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje para o risco de propagação internacional da epidemia da varíola "mpox" a partir da República Democrática do Congo (RDCongo), onde já se registaram mais de 13.000 casos suspeitos.
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia mostrou preocupação com o risco de doença respiratória precoce nos jovens devido à utilização dos cigarros eletrónicos, após a OMS ter apelado para a “ação urgente” de controlo do consumo.