A ministra da Saúde de Angola, Sílvia Lutucuta, garantiu que o país vai ter um Banco de Leite Materno “ainda no segundo semestre de 2018”, adiantando que o projeto que não arrancou anteriormente por “dificuldades financeiras”.
Todos os distritos de Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e dos Açores, à exceção da ilha das Flores, têm hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).
Os gases com efeito de estufa atingiram níveis recorde em todo no mundo em 2017, um ano marcado por temperaturas anormalmente elevadas e uma fusão do gelo sem precedentes no Ártico, segundo um documento de referência publicado na quarta-feira.
Dez instituições ligadas à saúde do continente e ilhas vão receber apoio do Programa Humaniza, traduzido em mais de cem mil euros para cada uma para reforçar as equipas de cuidados paliativos e apoiar doentes e famílias.
A maioria dos portugueses revela curiosidade em produtos e serviços de lazer erótico e sexual, e são os jovens e os solteiros os que demonstram mais interesse em participar, revela um estudo da Universidade de Coimbra.
Os distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco vão estar na sexta-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave, por causa da possibilidade de trovoadas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alertou para a possibilidade de fraca qualidade do ar em Portugal continental durante o período de onda de calor, devido às concentrações de ozono e às partículas esperadas vindas do Norte de África.
Um médico de Leiria criou a página Leiria Solidária com o objetivo de ajudar quem mais precisa, depois de ser confrontado com as inúmeros dificuldades dos utentes que apareciam na urgência do hospital de Santo André.
As temperaturas extremas dos próximos dias são “um aviso” e a tendência é para o fenómeno se repetir, diz o especialista Filipe Duarte Santos, acrescentando que em 2050 os “picos” de calor podem atingir aos 55 graus.
Portugal continental está debaixo de calor extremo a partir de hoje, e até domingo, com 11 distritos sob aviso vermelho, o mais grave, devido a um anticiclone que transporta ar quente do norte de África.
O hospital Amadora Sintra teve autorização para lançar um concurso para médicos tarefeiros para os blocos de parto, disse hoje à Lusa fonte oficial da administração, na sequência da ameaça de demissão de chefes de equipa.
A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) avançou hoje à Lusa que vai ativar quinta-feira o nível de risco amarelo em “toda área geográfica da região” devido ao calor e vai ter equipas de cuidados continuados em alerta.
Adoçantes com poucas ou nenhumas calorias podem ser uma alternativa segura aos produtos com açúcar e até contribuir modestamente para ajudar os doentes com diabetes a controlar a glicemia, concordam mais de 60 investigadores num artigo científico.
O Tribunal da Relação do Porto deu razão a uma farmacêutica de 34 anos que foi despedida pelo Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto por se encontrar grávida de cerca de 29 semanas de gestação.
O aleitamento materno exclusivo até ao sexto mês em Angola abrange apenas 38 por cento das crianças, percentagem igual à afetada pela "desnutrição crónica leve e moderada" em menores de cinco anos, revelou hoje, em Luanda, a ministra da Saúde de Angola.
A Ordem dos Médicos vai visitar na próxima semana o hospital Amadora-Sintra após a ameaça de demissões dos chefes de equipa de obstetrícia, mas o bastonário avisa que as dificuldades daquela unidade são transversais a muitos hospitais.
A Câmara do Fundão vai assegurar o pagamento de dois carros que se destinam ao centro de saúde local para apoiar a prestação de serviços de saúde de proximidade, disse hoje à Lusa o presidente da autarquia, Paulo Fernandes.
Os sindicatos médicos exigem a recomposição das equipas de obstetrícia do hospital Amadora-Sintra e vão pedir uma reunião à administração do hospital, na sequência da ameaça de demissão de chefes de equipa.
Os chefes de equipa de ginecologia e obstetrícia do hospital Amadora-Sintra ameaçam demitir-se dentro de duas semanas se não forem resolvidos os problemas identificados, como as condições de assistência na urgência.
A comunicação da data e hora das consultas por SMS, a par da possibilidade de cancelar ou marcar, é uma realidade a partir de hoje para os utentes dos centros de saúde algarvios, anunciou hoje a Administração Regional de Saúde.
A Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Proteção Civil (Asprocivil) alertou hoje os portugueses para os riscos o tempo seco e muito quente que, nos próximos dias, são considerados elevado e extremo.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu o aviso vermelho, ativado por causa do calor, às regiões de Lisboa e Setúbal, elevando para 11 os distritos onde são esperadas temperaturas extremas.
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) disse hoje que, se o nível do plano de contingência devido ao calor subir para vermelho, vão ser ativados os abrigos temporários para pessoas vulneráveis.