A Liga Portuguesa Contra a Sida (LPCS) manifestou preocupação com os diagnósticos tardios de VIH, defendendo o reforço de estratégias diferenciadas para aumentar a testagem, aproveitando os contactos dos utentes com o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Governo de Macau anunciou hoje que toda a população terá de realizar um teste rápido de antigénio, durante três dias consecutivos, depois de terem sido detetados cinco casos de covid-19 desde segunda-feira.
Cantão, a maior cidade do sul da China, voltou hoje a registar confrontos violentos entre manifestantes e agentes da polícia, depois de um fim de semana marcado por manifestações em todo o país contra a estratégia 'zero covid'.
Cerca de duas dezenas de associações de doentes vão propor ao Governo que comparticipe os suplementos nutricionais ou fórmulas para nutrição entérica por sonda de que muitos doentes precisam, alertando que muitas famílias não conseguem suportar este custo.
A maioria dos farmacêuticos considera que as farmácias comunitárias devem ter um papel na referenciação de doentes e cuidadores para os serviços de saúde adequados e defendem a criação de programas de apoio a cuidadores.
O número de pessoas a fazer profilaxia pré-exposição da infeção por VIH (PrEP) aumentou 26% em 2020 face ao ano anterior, um número que as autoridades reconhecem ainda ser insuficiente, segundo um relatório hoje divulgado.
A produção de prémios dos seguros de saúde atingiu mil milhões de euros nos primeiros 10 meses deste ano, disse hoje o presidente da Associação Portuguesa de Seguradores, José Galamba de Oliveira, aproximando-se do valor global de 2021.
Os chefes e subchefes das equipas do Serviço de Urgência de Medicina do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) apresentaram hoje a demissão, por considerarem estar em causa a qualidade assistencial e a segurança dos utentes.
A Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP) afirmou hoje que o próximo inverno será “decisivo” para perceber o comportamento da covid-19, mas considerou que nova norma da Direção-Geral da Saúde “está no caminho certo”.
Mais de 1,1 milhões de seringas foram distribuídas, em 2021, entre utilizadores de drogas injetáveis, um “discreto aumento” face a 2020, mas uma quebra de 20% quando comparado com 2019 (ano pré-pandemia), segundo dados hoje divulgados.
O principal órgão de segurança da China apelou hoje à "repressão" das "forças hostis", após os protestos dos últimos dias nas principais cidades chinesas contra as restrições sanitárias e limitações das liberdades individuais.
Os chefes de equipa do Serviço de Urgência Geral do hospital de Almada mantêm a demissão até que as medidas relativas à necessidade de reforço de meios sejam implementadas, segundo o Sindicato Independente dos Médicos.
O número de novos casos de infeção por VIH manteve a tendência decrescente em 2020 e 2021, com 1.803 diagnosticados neste período, situação que já se verifica desde o início do século, revela um relatório hoje divulgado.
O administrador hospitalar da Santa Casa da Misericórdia de Leiria, que está acusado de falsas declarações, negou hoje ao Tribunal de Leiria que tenha indicado familiares do provedor para que fossem vacinados contra a covid-19.
Angola já utilizou 71% dos cerca de 105 milhões de dólares (101,3 milhões de euros) disponibilizados pelo Fundo Global, para o combate da malária, tuberculose e VIH/Sida, no período entre 2021 e 2024.
As urgências do Hospital Garcia de Orta, em Almada, têm registado maior afluência nas últimas semanas, mas mais de metade são situações não urgentes, segundo a unidade hospitalar que serve cerca de 350 mil utentes.
O Ministério da Educação está hoje a reunir-se novamente com os sindicatos do setor, mas alguns lamentaram, no final do encontro, que os problemas que os docentes consideram “realmente importantes” não estejam a ser discutidos.
O Hospital Garcia de Orta, em Almada, assegurou hoje que a equipa médica das urgências gerais será reforçada e que estão a ser tomadas medidas que possam garantir a operacionalidade da escala de serviço de dezembro.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) desenvolveu o projeto “Cuidadores Infor+”, que visa o empoderamento dos cuidadores informais, tendo por base as boas práticas de literacia em saúde.
A esperança de vida da população aos 65 anos foi estimada em 19,30 anos no último triénio, segundo as Tábuas de Mortalidade divulgadas hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
A norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) para assegurar que os utentes infetados com covid-19 que residem em lares têm direito a visitas divide responsáveis, entre quem a considere uma medida esperada e quem aponte uma flexibilização excessiva.
O aumento dos preços e a atual condição económica das pessoas podem ser algumas das justificações para o aumento do abandono animal, consideraram associações do Porto, defendendo, no entanto, que esse ato “não tem desculpa”.
A sucessão de tragédias e casos de abuso da autoridade, no âmbito da estratégia 'zero covid', parecem ter despertado a população chinesa para os perigos de um sistema político sem limites de poder e mecanismos institucionais de responsabilização.
Um inquérito sobre comportamentos aditivos revela que, em cada 10 jovens de 18 anos, nove beberam álcool, cinco fumaram tabaco e dois a três consumiram pelo menos uma vez uma substância ilícita, principalmente canábis, nos últimos 12 meses.