Duas secretárias de Estado partem hoje em missão para a Guiné-Bissau com o objetivo de avaliar o impacto dos projetos no combate à Mutilação Genital Feminina (MGF), alguns dos quais apoiados por Portugal.
O PAN apresentou um projeto de lei para proibir a prescrição de medicamentos para a hiperatividade e défice de atenção a crianças com menos de seis anos, tema que quer discutir no parlamento na primeira quinzena de outubro.
A formação de professores no ensino superior regista a maior queda de interessados e colocados dos últimos anos, num momento em que a atualidade é marcada por divergências nas negociações entre sindicatos e Governo sobre a carreira docente.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, afirmou hoje que o acesso com qualidade dos utentes ao hospital de Gaia está assegurado, convicto de que as questões levantadas pelas demissões dos responsáveis clínicos serão “seguramente resolvidas”.
Dois terços dos doentes com linfoma sofrem de fadiga e um terço teme sofrer uma recaída deste tipo de cancro conclui um estudo realizado na Europa, Estados Unidos e Canadá no primeiro semestre de 2018 e hoje divulgado.
A Unidade de Saúde Familiar (USF) Coração da Beira, com sede na Unidade de Saúde de Canas de Senhorim, começa hoje a dar assistência a 4.697 utentes, anunciou a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).
O presidente da Sociedade Portuguesa de Suicidologia reitera o alerta de que as notícias sobre suicídio não devem conter informação sobre o método, por causa do efeito de imitação que pode provocar.
A coordenadora do BE, Catarina Martins, defendeu hoje um reforço do orçamento da saúde para 2019 para capacitar os serviços que respondem a todos os portugueses.
O secretário de Estado da Educação afirmou hoje que a autonomia e flexibilidade curricular, medida que é agora disponibilizada a todas as escolas, poderá levar a uma melhoria dos resultados nos exames de acesso ao ensino superior.
Um em cada cinco portugueses maiores de 15 anos fuma, menos do que a média europeia (28%), o que demonstra que Portugal deu passos certos, disse hoje uma responsável da OMS Europa, defendendo, no entanto, que “é preciso fazer mais”.
O primeiro-ministro, António Costa, garantiu hoje que o compromisso do Governo com a saúde “não é de palavras, é real”, afirmando que não dialoga com o bastonário da Ordem dos Médicos, mas com os portugueses.
O Hospital de São Francisco Xavier vai reformular a central de cogeração, seguindo as orientações das entidades nacionais de saúde, num investimento que ascende a um milhão de euros, que minimizará o risco de surtos de ‘legionella’.
O Rastreio da Saúde da Visão Infantil vai ser alargado a todos os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) e Unidades Locais de Saúde da região Norte abrangendo, anualmente, 28.000 crianças com dois anos, foi hoje anunciado.
Portugal estava em agosto e pelo sexto mês consecutivo sem seca meteorológica, quando há um ano estava com 60% do território continental em situação de seca severa e extrema, segundo o Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA).
O Ministério da Educação disponibiliza manuais escolares gratuitamente aos cerca de 500 mil alunos, do 1.º ao 6.º ano, que frequentam estabelecimentos de ensino da rede pública.
Com o novo diploma de educação inclusiva, chega este ano às escolas “um novo paradigma”, extensível a todos os alunos, que vai obrigar as escolas a não trabalharem só para o ‘aluno médio’, dizem os diretores.
Pais e diretores criticam o acesso ao ensino superior assente em exames, e desafiam os reitores a discutir a alteração do modelo que “faz refém” de uma prova de hora e meia o trabalho de três anos de secundário.
O ministro da Educação prometeu, durante meses, sobretudo no parlamento, uma abertura de ano letivo com tranquilidade, mas, perante o falhanço das negociações com os professores na última semana, os sindicatos prometem uma tempestade.
Os professores das escolas portuguesas, assim como os diretores ganham, em média, mais do que outros trabalhadores com formação superior, uma tendência que contraria a maioria dos países da OCDE, revela um relatório hoje divulgado.
Cerca de 821 milhões de pessoas no mundo passam fome, revelou hoje a ONU, traduzindo um aumento para níveis de há dez anos que se sente mais na América do Sul e na maior parte de África.
Os pais defendem que as escolas não fazem tudo o que podem para chamar as famílias a acompanhar o percurso dos filhos e defendem que as associações de pais deveriam poder discutir questões pedagógicas e de organização escolar.
Portugal é o quatro país da OCDE com mais baixos níveis de escolaridade entre os jovens adultos, só ultrapassado pelo México, Turquia e Espanha, revela o relatório da OCDE “Education at a Glance 2018”.
Um em cada sete jovens adultos não estuda nem trabalha, a chamada geração nem-nem, segundo o relatório “Education at a Glance 2018”, que coloca Portugal em 10.º lugar de uma lista de 31 países da OCDE.
O diretor clínico e os 51 chefes de equipa do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, que se demitiram, abandonam funções a 06 de outubro se o Governo não der nenhum “sinal positivo”, avançou à Lusa o bastonário.