Uma criança de 11 anos recebeu um “implante intramedular mecatrónico” para alongamento da perna esquerda, uma cirurgia inovadora realizada na terça-feira por uma equipa do Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.
O bastonário dos Médicos manifestou hoje preocupação com os efeitos da greve prolongada dos enfermeiros, mas entende que a situação dos trabalhadores na saúde ultrapassou o limite do aceitável, não descartando formas de luta semelhantes desencadeadas por outros profissionais.
As famílias numerosas querem uma forma diferente de ponderar os filhos nas regras do IRS, seja pela reintrodução do coeficiente familiar, através de um valor mínimo de existência para cada criança ou de uma bonificação percentual por filho.
Cem adultos e 29 crianças foram tratadas no Centro de Referência Nacional de Onco-Oftalmologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), o único em Portugal nesta área, através da técnica de braquiterapia episcleral, foi hoje anunciado.
A internet está em 79 por cento dos lares portugueses, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que regista que o número de utilizadores da Internet em Portugal continua dez pontos abaixo da média europeia.
A cobertura da campanha de vacinação contra o sarampo e a rubéola em Cabo Verde atingiu os 94,6%, anunciou hoje o ministro da Saúde cabo-verdiano, defendendo tratar-se de uma “excelente taxa”.
O movimento de enfermeiros que esteve na origem da greve prolongada em blocos operatórios agendou cinco manifestações para quinta-feira, coincidindo com o arranque da paralisação que só termina no fim do ano.
Enfermeiros de cinco blocos operatórios de hospitais públicos iniciam na quinta-feira uma greve de mais um mês às cirurgias programadas, que pode adiar ou cancelar milhares de operações.
A Rede Angolana das Organizações e Serviços da Sida (ANASO) lamentou que o país, apesar de todos os esforços, "continua a perder a guerra" contra a SIDA, registando anualmente 28 mil novas infeções e 13 mil mortes.
A presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) defendeu hoje a criação de uma instituição responsável pela avaliação e revisão “regular, periódica e sistemática” dos programas de todas as disciplinas.
A taxa de retenção atingiu o valor mais baixo da última década no ano letivo de 2016/2017, mas o Conselho Nacional de Educação (CNE) alerta para uso excessivo da medida, que é a “mais cara e menos eficaz”.
Angola regista uma média diária de 15 denúncias de casos de transmissão dolosa do VIH, situação que o secretário executivo da Rede Angolana das Organizações e Serviços da Sida (ANASO) considerou "preocupante".
Os reclusos angolanos não têm acesso ao preservativo, considerado uma "potencial arma" de suicídio ou de crime, segundo um relatório que destaca ainda o "muito alto índice de tuberculose" neste grupo, doença associada ao VIH/Sida.
Relatório indica que taxas de retenção e desistência têm vindo a diminuir nos últimos anos, tendo atingido no ano letivo de 2016/2017 o valor mais baixo da última década em todos os três ciclos de ensino.
Os enfermeiros mantêm a greve que começa na quinta-feira nos blocos operatórios de cinco hospitais, por falta de acordo com o Governo sobre a estrutura da carreira, informaram os sindicatos que convocaram a paralisação.
A aposta nas salas de aula do futuro, com 40 destes espaços criados em 26 agrupamentos e escolas não agrupadas desde 2014, contrastam com o envelhecimento e redução do número de computadores disponíveis por aluno em todo o país.
As alterações climáticas potenciam o aumento de doenças e levam a um ciclo que também fragiliza a saúde da humanidade, alertaram em Lisboa especialistas em ambiente e alterações climáticas.
A diretora executiva da UNICEF Portugal defendeu a audição das crianças nos processos de decisão que lhes dizem respeito, alertando assim para a necessidade de a justiça lhes ser explicada.
O corpo docente das escolas públicas portuguesas está em queda e envelhecido, com apenas 0,4% dos professores com menos de 30 anos, revela o relatório Estado da Educação 2017 do Conselho Nacional de Educação (CNE).
Em Portugal aumentou a percentagem dos que concluíram, pelo menos, o ensino secundário, mas há ainda 2,5 milhões de adultos “que têm no máximo o 1.º ciclo do ensino básico”, refere o relatório Estado da Educação 2017, hoje divulgado.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) disse hoje que o ministério da Saúde se esqueceu de incluir a nova maternidade de Coimbra no Orçamento do Estado para 2019, situação que classificou de inaceitável.