Investigadores do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) concluíram que apenas usar inspeção visual em bovinos mais jovens pode ser "insuficiente" para a deteção da Tuberculose Bovina, defendendo a importância da inspeção 'post mortem' para identificar lesões.
A China vai acabar com a obrigatoriedade de quarentena para viajantes oriundos do exterior a partir de 08 de janeiro, anunciaram hoje as autoridades chinesas, após o levantamento, este mês, da maioria das medidas anti-covid-19 em vigor desde 2020.
O especialista em saúde pública Francisco George alertou hoje para o risco de novas epidemias e defendeu a necessidade de “resposta enérgicas”, que requerem dos países sistemas de alerta para detetar o problema e controlá-lo.
A pandemia de covid-19 diminuiu o bem-estar da população em 2020, mas afetou mais as condições materiais do que a qualidade de vida, de acordo com a análise do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgada.
O Presidente chinês, Xi Jinping, defendeu hoje que têm de ser adotadas medidas para "proteger efetivamente a vida das pessoas", já que o país está a enfrentar um grande surto de infeções de Covid-19.
A Ordem dos Médicos (OM) alertou hoje que a demora na aprovação de contratos com profissionais de saúde no Hospital das Forças Armadas pode implicar, no polo do Porto, a transferência de doentes e suspensão de atividade programada.
A associação ambientalista Zero considerou hoje que um dos principais desafios para 2023 em termos ambientais é a regulamentação da Lei de Bases do Clima e apelou para que seja aplicada urgentemente.
Os 14 anos da Parceria Pública Privada (PPP) da Lusíadas no Hospital de Cascais, que termina em 31 de dezembro, pouparam ao Estado cerca de 230 milhões euros, avançou à Lusa o grupo do setor da saúde.
Os cientistas não sabem, mas temem que possa estar a ocorrer na China uma nova mutação do coronavírus, à semelhança do que sucedeu com a variante Omicron, noticia hoje a agência AP.
O projeto Concertos para Bebés vai apresentar onze novos programas em 2023, ano em que assinala 25 anos de existência, chegando a cinco cidades nacionais com 34 espetáculos, anunciou a companhia Musicalmente.
O Chega vai recorrer para o plenário da decisão do presidente da Assembleia da República de rejeitar a reclamação por inexatidões no decreto sobre a morte medicamente assistida, anunciou hoje o partido.
O córtex insular anterior e a sua ligação com o córtex orbitofrontal são fundamentais no consumo compulsivo de cocaína, de acordo com um estudo em ratos, e são um possível alvo para o tratamento da toxicodependência em humanos.
O presidente da Assembleia da República rejeitou hoje a reclamação do Chega quanto a inexatidões no decreto sobre a morte medicamente assistida, justificando que a redação final não modificou o pensamento legislativo, limitando-se a aperfeiçoar texto e estilo.
A Ordem dos Médicos (OM) pediu hoje ao Governo que reúna "todas as condições" para a resolução "com urgência" da "situação crítica e recorrente" no Hospital das Forças Armadas, onde faltam profissionais de saúde.
A seca extrema e o incêndio no Parque Natural da Serra da Estrela são alguns acontecimentos ambientalmente negativos em 2022, considera a associação ambientalista Quercus, que destaca como positivo a cimeira da biodiversidade que terminou esta semana no Canadá.
O Ministério da Saúde esclareceu hoje que a responsabilidade dos encargos financeiros com a prestação de cuidados no Serviço Nacional de Saúde (SNS) a cidadãos estrangeiros com residência temporária em Portugal não é assumida pelo SNS.
A Federação Portuguesa pela Vida enviou uma carta ao Presidente da República para reiterar a sua "total oposição" à lei que regula a morte medicamente assistida e condenar a "forma laxista como se propõe determinar as vidas 'eutanasiáveis'".
A coordenadora do BE, Catarina Martins, criticou hoje o “anúncio sorrateiro” e sem debate dos encerramentos das maternidades, que em alguns casos poderão ser definitivos, alertando que “está em causa o princípio do fim do SNS”.
O abastecimento de medicamentos durante o inverno está garantido, sem desvalorizar a escassez pontual de alguns fármacos, sustentou hoje o secretário-geral do PCP, depois de uma reunião com a Associação Nacional de Farmácias.
Mais de 220 centros de saúde vão estar abertos na véspera e no dia de Natal para atender a situações de doença aguda não emergente, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
A atividade epidémica da gripe aumentou e os casos de infeção por SARS-CoV-2 diminuíram entre 12 e 18 de dezembro, em que a mortalidade geral voltou a estar acima do esperado, segundo o Relatório de Resposta Sazonal em Saúde.
O presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Évora estimou hoje em “um milhão de euros” a dívida global da ARS do Alentejo e do hospital da capital de distrito pelo transporte de doentes não urgentes.
O ex-diretor do Hospital Militar de Belém Esmeraldo Alfarroba disse hoje que a falta de pessoal no Hospital das Forças Armadas "não é nova" e apelou ao Governo e ao Presidente da República para resolverem a situação.
A entrada em funcionamento dos polos de saúde de Melides e Azinheira dos Barros, no concelho de Grândola (Setúbal), vai permitir servir dois mil utentes numa região onde faltam profissionais de saúde, alertaram os responsáveis.