Lourenço Ortigão usou hoje o Facebook para avisar que a sua conta Apple foi atacada por piratas informáticos, que estariam já a usar indevidamente o fruto do roubo – “informação estritamente pessoal e reservada”.
O ator, que neste momento veste a pele do personagem “Luís Miguel” na novela da TVI “A Única Mulher”, confessa-se “profundamente consternado” e revela que os ataques, “sucessivos”, à sua conta de utilizador Apple ocorreram durante a noite de terça-feira, 5 de maio, e o dia seguinte, tendo os piratas conseguido furtar “a totalidade dos dados” contidos nos diferentes aparelhos que utiliza, ligados via iCloud.
Ortigão revela que os larápios já estão a utilizar alguma dessa informação. Alguém que se fez passar por ele usou a sua lista de endereços e começou a contactar alguns dos seus familiares, amigos e colegas de profissão, utilizando a Apple ID do ator, através da aplicação Face Time.
Lourenço Ortigão receia, sobretudo, a próxima ação dos piratas e até consegue antevê-la: “Sei que, pelo facto de ser uma figura conhecida do público, o passo seguinte do autor do ataque será o de encetar contactos com os meios de comunicação social, em especial com os digitais, como blogues e redes sociais, onde, a coberto de um suposto anonimato, tentará divulgar e fazer divulgar informação associada à minha pessoa, cuja veracidade não posso garantir”.
O ator revela, ainda, que apesar de apoiado por uma equipa da Apple e por especialistas da Polícia Judiciária, até agora “ainda não foi possível detetar a origem dos ataques, nem impedir novas tentativas de acesso”.
Finalmente, Ortigão apela ao apoio de todos os que venham a saber alguma coisa e avisa piratas e eventuais “coniventes” que não hesitará em recorrer aos tribunais para apurar responsabilidades e ser “ressarcido dos danos que possam ter causado”.
Comentários