Três pessoas infetadas pelo coronavírus MERS morreram recentemente na Arábia Saudita, onde o número de infeções voltou a aumentar um mês antes da peregrinação anual a Meca.
Dois cirurgiões de um hospital francês transplantaram um rim, extraído de uma doadora viva para uma recetora, por via vaginal, através de um robô cirúrgico, segundo fontes do centro médico, que classifica a intervenção como inédita no mundo.
Os uniformes dos bombeiros portugueses são, na maior parte das vezes, lavados nas casas de cada um e nunca descontaminados, algo que pode ser prejudicial à saúde, dizem os responsáveis das associações de voluntários e de profissionais.
Vinte e uma regiões de Portugal apresentam esta sexta-feira risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Inspeção-Geral da Saúde arquivou o caso do desvio de uma ambulância do INEM para troca de equipas, por falta de matéria que sustentasse a acusação, segundo o relatório do processo a que a Lusa teve acesso.
Os distritos de Bragança, Guarda e Vila Real e o arquipélago da Madeira estão esta sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O mês de julho deste ano ocupa o terceiro lugar na lista das dez situações de seca mais gravosas neste mês desde 1945, com 79% do território em seca severa ou extrema, segundo um especialista do IPMA.
Um especialista do IPMA disse esta sexta-feira que Portugal continental vai estar em situação de seca nos próximos meses, mesmo que chova mais que o normal para a época, tornando-se preocupante se não se registar precipitação.
A temperatura máxima em Portugal continental vai descer 10ºC a 12ºC entre sexta-feira e domingo, dia em que vai oscilar entre os 18ºC e os 22ºC, exceto nas regiões mais a sul.
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS/LVT) garantiu hoje estar a trabalhar “afincadamente” numa solução para o serviço de consulta de doenças sexualmente transmissíveis no CheckpointLX, que encerrou por falta de financiamento público.
A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) disse esta quinta-feira que os trabalhos de construção do novo centro de saúde de Abrantes, durante os quais morreram dois trabalhadores na segunda-feira, estão suspensos por tempo indeterminado no local do acidente.
A Associação de Saúde Infantil de Coimbra (ASIC) em parceria com o Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (HP-CHUC) vai organizar entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro um campo de férias gratuito dirigido a crianças e adolescentes com VIH.
Os distritos de Bragança, Guarda e Vila Real estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses disse esta quinta-feira que, no turno da noite, a greve na região norte registou nos hospitais do distrito do Porto uma adesão de 74,5%, tendo aumentado no turno da manhã para os 79%.
O nível de cianeto presente no local das explosões da semana passada em Tianjin, norte da China, é 356 vezes superior ao limite, comunicaram esta quinta-feira as autoridades locais.
A medida está prevista no novo estatuto da Ordem do Médicos. Os clínicos vão ser avaliados ao longo da carreira para provar que estão aptos para exercer. O bastonário diz que, para já, a medida não é de carácter obrigatório, mas que é uma mais-valia para os profissionais.
O serviço de consulta de doenças sexualmente transmissíveis no CheckpointLX, em Lisboa, gerido pelo Grupo Português de Ativistas sobre Tratamento de VIH/SIDA (GAT), foi encerrado depois de o Ministério da Saúde ter parado o financiamento, há oito meses. Os restantes serviços do centro, como os teste
A dádiva de sangue por parte de homossexuais vai passar a ser permitida, uma decisão que decorre das recomendações de um grupo de trabalho do Instituto Português do Sangue e que já foram aceites pelo Ministério da Saúde.
Todas as regiões de Portugal apresentam hoje risco muito alto e alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os homens são menos prudentes do que as mulheres a atravessarem as passadeiras e são mais frequentemente atropelados, totalizando 60,4% dos peões mortos entre 2012 e 2013, segundo dados da Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP).
Enfermeiros do Hospital de Anadia exigiram em Coimbra a contratação de mais quatro destes profissionais para aquela unidade e entregaram um documento a expor a situação à Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).
A má utilização das lentes de contacto pode ser crucial no surgimento de afeções oculares, uma situação que quando não é devidamente tratada pode afetar gravemente a saúde das pessoas e conduzir à cegueira.