O secretário da Saúde da Madeira afirmou esta quinta-feira que a proposta de Orçamento e Plano do executivo regional para 2016 representa um reforço de 22 milhões de euros, sustentando que a Saúde “não pode ficar refém da sustentabilidade”.
A Ordem dos Médicos dentistas vai delinear um projeto-piloto para a integração de consultas de saúde oral nos cuidados de saúde primários, que será apresentado ao Ministério da Saúde “o mais breve possível”.
O Governo aprovou esta quinta-feira a atualização do valor das pensões do regime geral, a reposição dos valores de referência do Complemento Social para Idosos (CSI) e do Rendimento Social de Inserção (RSI) e o aumento do abono de família.
O Hospital de São João, Porto, acusou esta quinta-feira o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) de “violar todas as regras da ética profissional” ao anunciar ter realizado, em outubro, o primeiro transplante de tecido ovárico em Portugal.
Equipas fixas nas urgências hospitalares, liberdade de escolha dos doentes, mais consultas de especialidade nos centros de saúde e unidades de cuidados continuados para saúde mental e pediatria são as prioridades para a reforma do Serviço Nacional de Saúde.
Uma equipa de investigadores liderada pelo português Fernando Garcês Ferreira conseguiu dar mais um passo para uma possível vacina contra o vírus da sida, ao determinar como anticorpos muito potentes evoluem em contacto com o VIH.
José Carlos Gomes, candidato da lista C a bastonário da Ordem dos Enfermeiros, acusou esta quarta-feira a sua adversária, na segunda volta das eleições, de “falta de democraticidade” quando refere que este não terá poder se for eleito.
O presidente da administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, Álvaro Almeida, garantiu esta quarta-feira que os hospitais do distrito de Bragança “estão preparados para responder a picos de afluência que surjam durante este inverno” devido à gripe.
Algumas farmácias comunitárias vão começar já em 2016 a vender medicamentos oncológicos e para o VIH, atualmente só disponíveis em farmácias hospitalares, com vista a facilitar o acesso dos doentes e garantir adesão às terapêuticas, anunciou hoje o Governo.
A Câmara de Matosinhos investiu, entre 2005 e 2015, um total de 53 milhões de euros na requalificação do parque escolar do concelho, beneficiando cerca de 10 mil alunos.
Um antídoto para as intoxicações por uma espécie de cogumelos venenosos foi descoberto por investigadores da Universidade do Porto que conseguiram uma sobrevivência de 100% em animais de laboratório, revelou hoje o orientador do estudo científico.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) defendeu esta quarta-feira que o número de médicos de família no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, deve aumentar de oito para 16.
Mais de 2.800 crianças e jovens perderam o direito ao abono de família entre outubro e novembro, mês em que foram registados 1.118.477 beneficiários, revelam dados do Instituto da Segurança Social (ISS) esta quarta-feira divulgados.
O pai e a mãe acusados de matar a filha de 4 meses com água a ferver em 2014, em Marvila, Lisboa, foram esta quarta-feira condenados a 25 e 18 anos de prisão, respetivamente.
A comissão de Assuntos Constitucionais aprovou a revogação à lei da interrupção voluntária da gravidez que tinha introduzido taxas moderadoras e a obrigatoriedade das mulheres irem a consultas com um psicológico e um técnico social.
A comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias aprovou hoje na especialidade a possibilidade de homossexuais casados ou unidos de facto poderem adotar crianças.
O presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA) alertou esta quarta-feira para os riscos da compra de esperma a uma empresa dinamarquesa que envia este material pelo correio, e cujos critérios de seleção dos dadores são “censuráveis”.
A candidata mais votada na eleição para bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, lamentou esta quarta-feira ter de disputar uma segunda volta, depois de ter falhado a maioria dos votos expressos no sufrágio de terça-feira.
Quase duas mil crianças de Bragança estão a receber esta quarta-feira prendas de Natal antecipadas, numa iniciativa da Câmara Municipal para garantir que todas que frequentam as escolas tenham um presente nesta quadra.
A Assembleia da República debate na quinta-feira duas propostas do parlamento madeirense, para criação de uma estratégia nacional para a prevenção e controlo da dengue e um acréscimo nos subsídios à proteção social na maternidade, paternidade e adoção.
A maioria dos afetados pela intoxicação alimentar numa escola e num lar da Santa Casa da Misericórdia da Amadora tiveram alta hospitalar durante a noite de terça-feira.
Um casal acusado de provocar a morte da filha de 4 meses a 17 de agosto de 2014, na zona de Marvila, em Lisboa, por queimaduras causadas por água a ferver, conhece hoje o acórdão.
A Santa da Misericórdia da Amadora enviou na terça-feira para análise laboratorial amostras da refeição suspeita de ter provocado uma intoxicação alimentar a 67 crianças e adultos de uma escola e de um lar de Alfragide.
As causas estão a ser investigadas. Sessenta e sete pessoas sofreram esta terça-feira uma intoxicação alimentar numa escola, num lar e num centro de dia da Santa Casa da Misericórdia da Amadora.