Aumento das listas de espera para exames e atrasos na entrega dos resultados é o cenário traçado pelos técnicos de diagnóstico e terapêutica para a aplicação, a partir de domingo, das 35 horas semanais de trabalho.
Os enfermeiros temem “um período caótico” e “de rutura” na maioria dos hospitais a partir de domingo, devido à passagem de milhares de profissionais para 35 horas de trabalho semanais sem a concretização das contratações pedidas pelas instituições.
Os administradores hospitalares alertam que atividades programadas como cirurgias terão de ser reduzidas, caso não seja reposto o número de profissionais necessário para garantir a qualidade do serviço, na sequência da aplicação das 35 horas de trabalho semanais.
As cafetarias das unidades de saúde públicas estão proibidas de venderem salgados, produtos de charcutaria, bolos, refrigerantes com açúcar e sandes com molhos, a partir de hoje.
O Tribunal Arbitral decidiu que os serviços mínimos decretados na greve dos enfermeiros e técnicos de diagnóstico às horas extraordinárias abrangem as intervenções cirúrgicas, radioterapia, quimioterapia e todos os cuidados de saúde que o médico classifique como urgentes.
O Parlamento aprovou um projeto de resolução do Bloco de Esquerda que recomenda ao Governo medidas urgentes para reforçar o quadro de pessoal e requalificar instalações e equipamentos das maternidades Bissaya Barreto e Daniel de Matos, em Coimbra.
A garantia é do ministro da Saúde que afirmou hoje que a contratação planeada de profissionais de saúde na sequência da aplicação das 35 horas semanais visa garantir o funcionamento dos serviços, mas assegurou que as entidades do setor reagirão rapidamente se necessário.
O Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis) anunciou hoje ter desenvolvido um sistema que garante a proteção dos dados e reduz o risco de a informação de saúde se poder usar de forma fraudulenta.
Os arquipélagos da Madeira e dos Açores e 12 distritos do continente apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Moçambique precisa anualmente de entre 85 milhões de dólares (73 milhões de euros) e 125 milhões de dólares (108 milhões de euros) para o programa de combate à malária, um valor que o Estado não tem na totalidade.
Portugal vai acolher o terceiro centro líder na investigação sobre cancro e no desenvolvimento de novas terapêuticas START, que ficará instalado no Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), entrando em funcionamento em 2019.
A greve dos enfermeiros teve uma adesão global de 73% durante a tarde de ontem, com impacto nos centros de saúde e nos serviços de consulta externa e bloco operatório dos hospitais, indicou o sindicato que convocou a paralisação.
Sete distritos de Portugal continental vão estar a partir da tarde de hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, granizo e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental vai registar nos próximos sete dias concentrações de pólenes muito elevadas, sobretudo nas regiões do Centro e Sul do país, segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).
A Autoridade Nacional do Medicamento mandou retirar do mercado a máscara facial Hydra-Suction Black Mask, uma das famosas "máscaras negras" da empresa Pil´Aten, por não cumprir o regulamento comunitário e apresentar risco sério para a saúde humana, revelou o Infarmed.
A greve dos enfermeiros está a registar nos Açores uma adesão na ordem dos 70%, segundo o sindicato, mas a tutela garante que a paralisação se situa na ordem dos 38% no Serviço Regional de Saúde.
A greve dos enfermeiros para exigir a contratação de mais profissionais para compensar a passagem ao regime das 35 horas semanais a partir de julho está a registar no Porto uma adesão de “cerca de 70%”.
Valências com serviços mínimos de enfermagem e cirurgias adiadas são os principais efeitos nos hospitais públicos do Alentejo da greve de hoje dos enfermeiros, disseram à agência Lusa fontes sindicais.
A greve dos enfermeiros convocada para hoje está a provocar o cancelamento de cirurgias nos hospitais do Algarve, registando-se uma adesão de 100% em vários serviços, disse à Lusa fonte um dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).
A adesão à greve dos enfermeiros nos hospitais do distrito de Coimbra situa-se entre os 75 e os 80%, informou hoje o dirigente regional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.
A greve dos enfermeiros, que hoje se realiza, provocou o cancelamento de cirurgias programadas o hospital de Bragança, o principal do distrito transmontano, disse a dirigente regional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses Elisabete Barreira.
A adesão à greve dos enfermeiros no Hospital de Santarém rondou os 80% no turno da manhã, disse fonte sindical, salientando a “boa notícia” da contratação imediata de 18 profissionais e da publicação iminente do “despacho das 2.000 contratações”.
A campanha da União Europeia, promovida por uma associação portuguesa e uma espanhola, para incentivar o consumo de carne de coelho na península Ibérica, até 2020, arranca hoje e conta com um financiamento de quase cinco milhões de euros.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses reivindicou hoje "uma adesão extremamente elevada" à greve nacional que convocou, apontando números entre 70 e 90% em várias unidades de saúde.