Ao avaliar um grupo de quase mil veganos, investigadores da Universidade de São Paulo observaram uma prevalência de comportamentos alimentares disfuncionais quase dez vezes menor do que a média da população. Para os autores, explicação está relacionada com as motivações que levam à adesão aos difere
Investigadores analisaram mais de 400 pacientes e identificaram associação entre o distúrbio endócrino e a presença de alterações no gene MECP2, que codifica uma proteína importante para o desenvolvimento neuronal.
Pesquisa da Universidade de São Paulo com 95 voluntários associa má qualidade do sono ao agravamento de complicações causadas pelo envelhecimento e o excesso de peso, como ansiedade, depressão, aumento da gordura corporal e perda de força e massa muscular
A prática de exercício físico como musculação é capaz de prevenir ou atrasar o aparecimento de sintomas de Alzheimer e funciona como uma terapia simples e acessível para pacientes com a doença, revela um novo estudo.
Considerada essencial na indústria química, a acetona é produzida através de um processo elaborado e perigoso. Uma estratégia mais sustentável foi desenvolvida por cientistas da UFSCar, da UFMG e colaboradores da Alemanha.
Se não tratado, o distúrbio pode, com o passar dos anos, causar problemas de saúde, como aumento de risco cardiovascular, hipertensão, insuficiência cardíaca, diabetes e comprometimento da memória e da concentração.
Investigadores da Universidade de São Paulo (USP) detetaram um vírus pouco conhecido – o gemykibivirus-2 humano (HuGkV-2) – em amostras de sangue de doadores de três regiões brasileiras.
O contexto ambiental desempenha um papel fundamental na compulsão por drogas de abuso, funcionando como uma espécie de gatilho, revela um estudo que envolveu investigadores das universidades Federal de São Paulo (Unifesp), Federal do Espírito Santo (Ufes), Estadual de Santa Cruz (Uesc) e de Bristol
Uma das maiores dificuldades que investigadores da área de genética psiquiátrica enfrentam na procura de marcadores para predizer o risco de transtornos psiquiátricos tem sido utilizar amostras de sangue para estudar doenças que, na verdade, estão no cérebro.