Programa de detox saudável e eficaz

Precisa de se livrar das toxinas, de desinchar e/ou até de emagrecer? Então siga este plano exclusivo criado pela nutricionista Iara Rodrigues para purificar o organismo de uma forma sã.

Toxinas, substâncias segregadas por organismos vivos com capacidade de produzirem efeitos tóxicos ou de exercerem ações antigénicas. Depurativo, agente, produto ou medicamento que purifica o organismo, eliminando substâncias em excesso ou inúteis. O dicionário esclarece o significado de dois conceitos essenciais para se compreender o propósito de uma dieta desintoxicante, muitas vezes também vulgarmente apelidada de detox.

Nas palavras de Iara Rodrigues, nutricionista, esta consiste em «transformar e eliminar as toxinas acumuladas no organismo e fornecer os nutrientes necessários para melhorar energia, bem-estar e saúde». Sendo certo que o organismo tem capacidade para as eliminar, tal «não acontece ao mesmo ritmo que as consumimos», pelo que «qualquer pessoa pode beneficiar de uma desintoxicação de vez em quando», refere.

Mas, sobretudo, quem tem uma vida pouco regrada. No entanto, sempre com uma condição, a de não comprometer o funcionamento do seu organismo nem afetar o seu metabolismo ou potenciar indiretamente outros problemas ou patologias. Para a sua saúde sair vencedora da moda dos sumos e batidos, siga as orientações de Iara Rodrigues, nutricionista, que criou um plano exclusivo para a Prevenir.

Implemente-o e consiga os resultados que pretende de um modo verdadeiramente são. Saiba, de seguida, como deve proceder. Veja também a lista de ingredientes que não podem faltar na sua cozinha e descubra os 20 superalimentos alcalinos que deve passar a ingerir mais.

O objetivo de depurar

As toxinas, diz Iara Rodrigues, «estão nos alimentos, nas bebidas, nos medicamentos e, até, no ar que respiramos; mesmo que vivêssemos como eremitas, não lhes poderíamos escapar totalmente». No entanto, explica, «são diretamente proporcionais aos nossos excessos e erros alimentares. Se fumo, não pratico exercício físico e é rara a vez que como fruta ou legumes, os rins e o fígado vão funcionando cada vez pior».

«A pele fica baça e todo o organismo é afetado», acrescenta ainda. Neste contexto, a desintoxicação é alcançada através da promoção da diurese (excreção urinária). Para isso, são seleccionados alimentos depurativos e é aumentada a ingestão de líquidos. Além de libertar toxinas, tal «permite dar descanso ao sistema digestivo, canalizando a energia para outras funções, como o fortalecimento do sistema imunitário», refere a nutricionista.

Os benefícios deste tipo de programas

Entre os resultados de um programa de desintoxicação, contam-se geralmente uma «redução das dores de cabeça e enxaquecas, da acne e da celulite, um sono mais tranquilo e de maior qualidade, mais energia e bem-estar e uma maior predisposição para iniciar um estilo de vida mais saudável», sublinha a especialista. Perder peso pode, eventualmente, ser uma consequência indireta da desintoxicação, mas são processos distintos.

«Como é feita uma seleção criteriosa de alimentos com baixo valor calórico e há uma perda de volume, um desinchar, pode perder-se alguns gramas, um quilo... Mas quem quer perder peso terá de continuar com um plano personalizado», salvaguarda Iara Rodrigues. Para quem tem de perder muito peso, uma desintoxicação pode ser «uma boa forma de motivação inicial sem recorrer a medicação», refere. A duração e características do programa devem, no entanto, adaptar-se a cada perfil.

Veja na página seguinte: Os alimentos automaticamente excluídos

Comentários