As porções de iogurte e fruta que deve usar nas bebidas detox

As composições perfeitas para resultados ainda mais eficazes e imediatos

Toda a gente sabe que os sumos detox estão na moda mas nem toda a gente conhece as melhores formas de os preparar. Se julga que é só pegar em frutas e vegetais à sorte, colocá-los na liquidificadora e triturar, desengane-se. Existem quantidades que deve privilegiar e composições que se revelam mais eficazes e mais saudáveis. De acordo com Iara Rodrigues, nutricionista, estas são algumas das porções que deve usar:

- 1 iogurte (125 g) magro com 0% de açúcar e 0% de gordura (sólido ou líquido de aroma, pedaços ou natural)

- 1 iogurte de soja e apenas uma porção de fruta das seguintes:

¼ de papaia (peça pequena)
½ banana (ou uma do tamanho das da Madeira)
1 manga (pequena)
1 maçã, pera, pêssego ou nectarina
1 fatia fina de melão, melancia ou meloa (200 g)
2 rodelas de ananás, abacaxi, tangerina, clementina, alperce ou kiwi
3 ameixas
8 bagos de uva
½ chávena almoçadeira de morangos, cerejas, framboesas ou mirtilos + 1 colher (de sobremesa) de sementes de chia + 1 colher (de sobremesa) de sementes de cânhamo descascadas + 2 nozes ou 3 amêndoas

- Água mineral a gosto (100 a 150 ml ou consoante a consistência desejada)

- 1 chávena de chá de ervas frio (sem açúcar)

Como em tudo na vida, os exageros podem ser prejudiciais. 300 ml é a quantidade máxima destes que deve beber de cada vez.

A composição perfeita

Os grupos alimentares que não deve dispensar e os ingredientes preferidos por Iara Rodrigues:

- Legumes

Couve (portuguesa, coração ou outra), aipo, salsa, coentros ou cenoura. A dose recomendada é de um talo de aipo, meia cenoura, 1/3 pepino, uma a duas folhas de couve ou quatro a cinco folhas de salsa, coentros ou hortelã.

- Líquidos

Água, água de coco, gelo, iogurte magro, bebida de arroz ou de aveia. A dose recomendada é de 100 a 150 ml, segundo a consistência desejada.

- Superalimentos

Chia, maca, erva de trigo, cânhamo, clorela, espirulina. A dose recomendada é de duas colheres de sopa rasas de mistura de super alimentos (ou quatro colheres rasas de sobremesa).

- Fruta

Maçã, papaia, abacaxi, kiwi, banana, frutos vermelhos. A dose recomendada é de uma porção (nunca mais), equivalente a uma pera, maçã, pêssego ou laranja, uma banana da Madeira (meia se for maior), meia manga, meia taça de frutos vermelhos, ¼ de papaia ou três ameixas.

Texto: Rita Miguel com Iara Rodrigues (nutricionista)

artigo do parceiro:

Comentários