Luta contra o sono: O que fazer?

Não existem bebés que lutam contra o sono, apenas bebés excessivamente cansados, incapazes de se acalmar. No entanto, é possível guiar o bebé ao encontro de um sono tranquilo e reparador com medidas adequadas.

Por Carolina N. Albino

Especialista em Ritmos de Sono do Bebé

 

Como vimos no artigo anterior (“Lutar contra o sono”: Toda a verdade (parte 1), os bebés, quando estão cansados e aproximando-se a hora ideal de irem dormir, manifestam sinais de sono que, se forem ignorados (mesmo que inadvertidamente) conduzirão a um cansaço excessivo, acumulado, que não permitirá ao bebé acalmar-se e adormecer facilmente. É também comum que os Pais, se o bebé não conseguir simplesmente dormir, comecem a experimentar várias soluções (menos adequadas) para o bebé adormecer – criando desde cedo hábitos que comprometem o sono mais cedo ou mais tarde.

 

Vejamos então o que podemos fazer para evitar que o bebé chegue a um ponto de exaustão e entre numa espiral de choro, situação que, embora podendo parecer uma “luta contra o sono" é na verdade uma forma desesperada de o bebé nos dizer que está exausto e incapaz de tomar controlo sobre a suas emoções e movimentos físicos:

 

O que fazer?

 

- Oriente o bebé numa rotina ajustada, de acordo com a sua idade e peso: apenas desta forma se torna possível atingir os objetivos que se resumo de seguida, sendo fundamentais para evitar que o bebé chegue a um ponto crítico de exaustão, onde tudo se torna mais difícil - nomeadamente capacitar o bebé no desenvolvimento dos mecanismos internos de conciliação do seu próprio sono.

 

- Controle o nível e o tempo de estimulação de atividade/brincadeira. Neste ponto, é importante que estas sejam ajustadas à idade do bebé, à sua capacidade de apreensão. Proteja o bebé da exposição a ecrãs luminosos, em especial TV. (saiba mais sobre bebés e a televisão) Como se avalia estes tempos? Observando a sua linguagem física (como o grau de agitação física) e contexto de choro (Já são horas de o bebé comer? Está há muito tempo acordado? Está há muito tempo numa atividade que o agita muito, etc...)

 

- Conheça os timings da sua resistência acordado (embora existam guidelines padronizadas relativamente ao tempo que um bebé deve, ou consegue, permanecer acordado, de acordo com a idade, tratam-se apenas da média, por observações, cada bebé é diferente e ocorrem sempre pequenas variações individuais (Influenciadas também pelo nº de semanas do parto, peso e temperamento do bebé).

Comentários