Alimente o seu cérebro

Estimule a sua atividade cerebral comendo os alimentos certos

«Mens sana in corpore sano» (mente sã em corpo são) é uma máxima a seguir, até porque não nos devemos esquecer que o cérebro é o centro de operações que controla todo o organismo.

Se este não funcionar corretamente pode causar perda de memória e até, em casos extremos, demências senis e Alzheimer.

Tome nota dos alimentos que deve consumir para estimular o seu cérebro e assim prevenir possíveis patologias.

Os seus aliados

- Ácidos gordos ómega 3

Essenciais na composição da membrana celular dos neurónios, principalmente na maleabilidade e na passagem do impulso nervoso. Coma salmão, cavalinha e sardinhas.

- Vitamina B1

Tem um papel importante na função neuronal embora, cientificamente, este não seja inteiramente claro. A sua deficiência leva ao beribéri, uma doença que tem sintomas como confusão mental e neuropatia periférica. Coma cereais integrais, leguminosas e carnes.

- Provitamina A

Tem um papel importante no bom funcionamento da retina, sendo precursora de substâncias essenciais na estrutura da retina e na fotorecepção. Coma vegetais e frutas de cor amarela, vermelha e/ou laranja.

- Vitamina E

É o antioxidante lipossolúvel mais importante para o organismo, nomeadamente para o cérebro, já que é um órgão constituído essencialmente por lípidos. Os antioxidantes contrariam os efeitos nocivos dos radicais livres, evitando a oxidação naturalmente provocada pelo metabolismo do corpo. Coma frutas e sementes, óleos vegetais, gema de ovo e rebentos.

Comentários