Alimente o seu aparelho digestivo

Proteja-o com alimentos ricos em fibra, vitaminas e muita água

O aparelho digestivo tem como missão decompor os alimentos em nutrientes assimiláveis e eliminar dejectos. Se não houver um correcto trânsito intestinal, ocorre a prisão de ventre.

Para que isso não aconteça, deve tomar as devidas precauções alimentando-se de forma correcta.

De seguida, encontrará algumas dicas que o ajudarão a ter uma digestão eficaz.

Os seus aliados:

Fibra

«O aporte de fibra é essencial para o bom funcionamento do intestino, baixando o risco de doenças, nomeadamente, de cancro do cólon. Existem fibras solúveis em água, as que ficam macias ao serem cozinhadas, como a da fruta e legumes, e fibras insolúveis, que não são alteradas com a cocção, e incluem o farelo. Ambos os tipos ajudam a manter um bom trânsito intestinal, evitando a obstipação. A fibra solúvel sequestra os ácidos biliares, ajudando a expeli-los através das fezes, diminuindo o risco de litíase vesicular», explica Maria Paes de Vasconcelos, nutricionista. Coma: cereais integrais e leguminosas, frutas e verduras.

Água

Beba, pelo menos, dois litros por dia para combater a prisão de ventre. «A água é essencial para que as fezes sejam macias, embora moldadas, diminuindo o risco de serem agressivas para o intestino, evitando hemorróidas e fístulas anais», acrescenta a especialista em nutrição.

Os alimentos-estrela

De acordo com Maria Paes de Vasconcelos, «os alimentos de origem vegetal são os que ajudam a promover a saúde do aparelho digestivo, devendo evitar-se a monotonia na escolha dos vegetais, pois nenhum é completo, devendo haver o cuidado de variar ao máximo». Como tal, privilegie a ingestão de:


  • Farelo de trigo, é o alimento número-um em matéria de fibra. O anis verde e o arando combatem a diarreia.

  • O funcho, a frângula, a cáscara sagrada e a malva combatem a prisão de ventre.

  • A lúcia-lima, a camomila, o poejo e o funcho favorecem a digestão.O alcaçuz e o malvaísco combatem a acidez estomacal.

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