5 receitas que fazem bem aos olhos

Variadas e nutritivas, tem a assinatura do chef francês Maxime Ogus, são ricas em vitaminas que desempenham um papel fundamental na proteção da retina. Descubra-as e experimente-as!

Não são só as cenouras que fazem bem aos olhos. O chef francês Maxime Ogus, consultor gastronómico da Transitions Optical, diplomado pela prestigiada École Hôtelière Jean Drouant de Paris, criou uma série de receitas exclusivas, usando ingredientes recomendados para ajudar a manter a visão saudável. Variadas e nutritivas, são ricas em vitaminas que desempenham um papel fundamental na proteção da retina.

A este nível, o trio mais importante é constituído pelas vitaminas A, E e C. No cristalino, existe uma forte concentração de vitamina C, que ajuda a prevenir o efeito névoa, causado pelas cataratas. As vitaminas A e E também protegem o olho contra as cataratas e a degenerescência macular relacionada com a idade. A vitamina E ajuda a prevenir a miopia. Pode encontrar vitamina A no queijo, nos ovos e no leite.

A vitamina C está presente numa grande variedade de frutas e vegetais. Encontramo-la, por exemplo, nos brócolos, nas laranjas e nos quivis. A vitamina E, por seu lado, está presente em vários óleos vegetais, como o de soja, o de milho e o de azeitona, o famoso azeite. Alguns frutos secos, como as nozes, também concentram importantes quantidades desta substância, essencial na prevenção de doenças como a miopia.

5 fantásticas receitas criadas por um chef:

- Smoothie de morango e quivi

- Dupla de abacate com pimentos vermelhos e vinagreta de óleo de amêndoa e lima

- Salmão selvagem panado com chutney de manga e molho e salsa e coentros

- Suflês leves de citrinos com cascas de laranja confitadas e folhas de alecrim

- Queques fofos de azeite e avelãs

artigo do parceiro:

Comentários