Suflês leves de citrinos com cascas de laranja confitadas e folhas de alecrim

Uma receita rica em vitamina C e luteína, que faz bem aos olhos. Uma proposta com assinatura do chef francês Maxime Ogus, consultor gastronómico da Transitions Optical.

Ingredientes

  • Laranjas 2 grandes
  • Limão 1 grande
  • Ovos 3 grandes
  • Açúcar fino 60 gr
  • Açúcar em pó 50 gr
  • Manteiga 25 gr
  • Açúcar mascavado 50 gr
  • Cascas de laranja confitadas 20 para decorar
  • Sal fino 1 pitada
  • Alecrim 4 folhas
Criar lista de compras

Preparação

1. Pré-aqueça o forno a 180 °C, de preferência em posição ventilada. Coloque quatro pequenos recipientes refratários no frigorífico alguns minutos antes de os barrar com a manteiga amolecida e o açúcar mascavado. Assim, a manteiga adere com mais facilidade às paredes frias.

2. Barre cuidadosamente o interior dos quatro recipientes com a ajuda de um pincel e salpique com o açúcar mascavado, tendo cuidado para não deixar qualquer dedada nesta superfície revestida. Inverta delicadamente as forminhas para eliminar um eventual excesso de açúcar.

3. Retire a casca de duas laranjas com um descascador, tendo o cuidado de separar a casca da parte amarga e esbranquiçada da pele e, em seguida, pique finamente as cascas. Esprema o sumo de uma laranja e do limão.

4. Parta os três ovos e separe as gemas das claras. Bata energicamente as três gemas com 50 g de açúcar fino até obter uma mistura branca e espumosa. Incorpore em seguida as cascas das laranjas e o sumo de uma laranja.

5. Bata as três claras em castelo com uma pitada de sal fino. Em seguida, adicione 10 g de açúcar fino e incorpore a pouco e pouco o sumo do limão. Com as varas, misture um pouco das claras em castelo com as gemas e as cascas. Em seguida, junte e incorpore delicadamente, a pouco e pouco, com uma espátula, todas as claras em castelo até obter uma mistura homogénea.

6. Encha cuidadosamente as forminhas com esta mistura para suflê, sem deixar verter para fora. Alise delicadamente a superfície para melhorar a apresentação e salpique levemente com um pouco de açúcar em pó.

7. Coloque as forminhas num tabuleiro e introduza-o a meia altura no forno pré-aquecido. Deixe cozer os suflês durante cerca de sete minutos a 180° C. Não abra a porta do forno. Se o seu forno for estático, coloque as forminhas sobre a placa.

8. Retire os suflês do forno. Salpique-os ligeiramente com açúcar em pó e com cascas de laranja confitadas. Decore com as folhas de alecrim. Sirva de imediato.

Dicas

Use preferencialmente recipientes refratários com cerca de oito centímetros de diâmetro. Este suflê leva na sua composição laranja, um fruto rico em vitamina C. Além do mais, o ovo é uma boa fonte de vitamina A, rica em luteína e em zeantina, conhecidas pelo seu efeito positivo na visão. Esta proposta gastronómica tem a assinatura do chef francês Maxime Ogus, consultor gastronómico da Transitions Optical, diplomado pela prestigiada École Hôtelière Jean Drouant de Paris, que criou uma série de receitas exclusivas, como esta, usando ingredientes recomendados para ajudar a manter a visão saudável.
artigo do parceiro:

Comentários

Lista de Ingredientes

Estes são os ingredientes que necessita