Catástrofes naturais: o que deve ter consigo?

Elas acontecem e por isso devemos ser pró-ativos e estarmos preparados na eventualidade de algo acontecer. Uma mochila, nestes casos, pode salvar-lhe a vida.

As catástrofes acontecem... Esta é uma realidade que não podemos esquecer e os últimos acontecimentos fazem com que não o consigamos esquecer. Desde sismos, a tsunamis, cheias, furacões, são muitas as catástrofes que nos podem assolar e para as quais devemos estar minimamente preparados.

O melhor caminho é ser pró-ativo na prevenção, ou seja, discutir com a família planos de emergência, aprender quais os comportamentos corretos e passar a mensagem por todos os que conhece. Também deve combinar um lugar de encontro com a sua família, pois se estiverem todos preparados será mais fácil manter a calma, em caso de catástrofe. Além disto também deve estar informado sobre quais os locais mais seguros para onde se deve dirigir de acordo com cada catástrofe. Um dos passos mais importantes na prevenção é reunir tudo o que possa ser importante levar consigo numa mochila (kit de emergência).  Nesse kit de emergência deverá ter:

- Um estojo de primeiros socorros
- Um rádio e uma lanterna de pilhas
- Pilhas extra
- Medicamentos essenciais
- Agasalhos
- Água engarrafada
- Alimentos enlatados para dois ou três dias
 - Algum dinheiro
Ao visitar a página da Autoridade Nacional de Protecção Civil, encontra diversos conselhos para se prevenir e, sobretudo, para se proteger de catástrofes, caso esteja em família, no local de trabalho ou em férias.A Proteção Civil aconselha que toda a gente faça um Plano Familiar de Emergência, ou seja, um plano que aponte para a prevenção das famílias em caso de acidentes naturais e que comece por enunciar os perigos na área de residência. Uma boa preparação irá evitar situações de pânico, o que é normal acontecer numa situação de risco. O que deve acontecer neste plano? Explicar alguns cuidados básicos, sobretudo às crianças, ter os números de emergência por perto ou simplesmente combinar alguns locais que sirvam de ponto de encontro, são algumas das coisas mais importantes a discutir. Também poderá ver no seu local de trabalho se existe um plano de emergência e conhecê-lo em detalhe. É muito comum as empresas se prepararem para estas eventualidades com alguns simulacros.Veja também: O que as notícias sobre violência estão a fazer connoscoSaiba ainda: Descubra como tomar boas decisões

Comentários