• Como reduzir gastos sem sofrimento

    O “apertar de cinto” que todos os portugueses tiveram de fazer foi algo doloroso e que todos desejamos não ter de passar por um processo idêntico. Mas será que é possível diminuir as nossas despesas sem a violência de um “apertar de cinto” tão forte? Sim! É possível.

  • Seguro de vida: é para sempre?

    Tornou-se prática generalizada que todos os bancos associassem às garantias do crédito habitação a contratualização de um seguro de vido, cujo beneficiário, em caso de morte, é a entidade bancária. Mas será que temos de ter sempre a mesma seguradora ao longo do contrato?

  • Passo a passo para negociar novo seguro de vida

    Como fazer para negociar o seu seguro de vida e poupar dinheiro com isto?

  • Sabe onde, como e quanto gastar o seu dinheiro?

    Umas das máximas da gestão diz-nos que “quando não se tem uma estratégia, transformamo-nos na estratégia dos outros”. Esta verdade é também aplicável à gestão doméstica do nosso dinheiro.

  • Há vida para além do déficit

    Temos ouvido com frequência, por parte dos atores políticos, a expressão que “há vida para além do déficit”. Os que a afirmavam no passado, agora questionam outros sobre esta realidade. No fundo, percebemos que estamos perante jogadas políticas, mas o que expressa esta afirmação? Será aplicável à nossa vida?

  • Poupar mais de 380€? Se não experimentar nunca saberá como

    A criatividade para poupar não tem limites. Se juntarmos 20 pessoas numa sala a falar sobre poupança, vamos ficar surpreendidos por encontrar talvez mais de 20 formas diferentes de poupar. Hoje deixamos aqui a poupança do Dia Dos Zero Euros!

  • E quando os fiadores são "entalados"?

    Neste artigo vamos aprofundar um pouco os perigos, consequências e soluções de ser fiador.

  • É possível viver uma reforma feliz?

    A reforma, o dinheiro, a felicidade. Temas que estão tão em voga mas que infelizmente tendemos a ignorar (porque falta muito, não é?).

  • Onde para o meu dinheiro?

    Em outubro vai ser lançado um livro inovador sobre Finanças Pessoais. “Onde Para O Meu Dinheiro”, escrito pelo João Raposo e editado pela Aletheia, é um livro que vai marcar toda a diferença na gestão do seu orçamento familiar. Sabe que é possível saber onde para o nosso dinheiro?”

  • Um crédito para poupar

    Falar de crédito e de poupança na mesma frase pode parecer um contra-senso. Um crédito dá-nos mais liquidez no imediato e a poupança parece ser o oposto. Mas será possível poupar com um crédito? Acreditamos que sim! Verifique como.

  • Vai comprar casa? Estes são os principais custos envolvidos

    Neste artigo vamos mostrar-lhe os principais custos envolvidos na compra de uma casa para que possa poupar algum dinheiro em todo o processo.

  • Crédito consolidado é mais barato

    Tem atualmente quantos cartões de crédito? Já possui esses cartões há quantos anos? São perguntas que temos que colocar a nós próprios com alguma regularidade. A nossa carteira agradece, porque as taxas de juros dos cartões de crédito têm estado a reduzir e atualmente estão em valores mínimos.

  • Posso consolidar os meus créditos?

    A generalidade das famílias que possui mais do que um crédito e que está à procura de uma solução para reduzir os encargos com os juros dos cartões de créditos, por norma faz esta pergunta na fase de análise inicial.

  • Porquê pagar por uma pré-aprovação de crédito?

    Apesar dos diversos alertas, são diversos os clientes que chegam à Reorganiza com sintomas de burla de crédito. Infelizmente, são diversas as instituições que se aproveitam de situações de desespero, inclusivamente fazendo-se passar por outras empresas credíveis. Assim, queremos ajudá-lo a refletir um pouco para que não seja enganado.

  • A armadilha do crédito

    Temos por hábito dar preferência ao consumo no momento presente e abdicar um pouco do conforto no futuro. Este hábito é-nos vendido diariamente pela televisão, através da publicidade a crédito fácil, onde podemos pagar em 30 prestações sem juros, ou desde 1 euro por dia, ou em suaves prestações à sua medida.

  • Como falar com o meu filho sobre dinheiro e poupança?

    Ao longo da nossa experiência como formadores de Finanças Pessoais e Familiares, temos vivenciado a experiência de milhares de famílias, que se questionam sobre a importância de falar sobre dinheiro com os seus filhos. Neste artigo vamos procurar abordar algumas dessas preocupações.

  • Crédito sem juros. É possível?

    Diz o ditado popular que quando a esmola é grande o pobre desconfia. É uma sabedoria que não deve perder de vista, porque se não desconfia devia desconfiar. Claro que os juros são custos que tem pelo facto de pedir um empréstimo e por isso se ouvimos que o crédito não tem juros pensamos que não há nada a temer. Mas cuidado, pode não ser bem assim.

  • A inércia é amiga do cartão

    Nos dias que correm, os cartões de crédito são os melhores amigos da nossa carteira, mas será que são mesmo nossos amigos? Neste artigo vamos mostrar-lhe alguns perigos da má utilização do seu cartão de crédito.

  • As obrigações do tesouro de rendimento variável valem a pena?

    Recentemente assistimos ao lançamento de mais um produto de aforro do Estado – as obrigações do tesouro de rendimento variável (OT). Neste artigo vamos dar-lhe alguns detalhes para ajudar na sua decisão.

  • Estou 200 euros mais rico. E agora?

    Escrevemos este artigo a pensar em todas as pessoas que conseguiram reduzir os seus custos mensais. E escrevemo-lo procurando alertar para os perigos do consumo e para a necessidade de reforçar as suas poupanças ou de cortar rapidamente com os seus créditos. Veja aqui a experiência de algumas famílias portuguesas.

  • Estratégias para negociar com os bancos com sucesso

    Se acha que com não é possível negociar com os bancos, ou se acredita que a complexidade dos produtos bancários deixam-no em posição de desvantagem, então, este artigo é mesmo para si.

  • Crédito fácil? Um crédito mentiroso

    Alguns tipos de crédito são, por vezes, denominados de crédito fácil. Quem nunca ouviu falar de crédito fácil? Infelizmente, muitas pessoas são induzidas em erro e acabam por cometer erros que financeiramente são muito perigosos. Neste artigo vamos alertar para alguns perigos deste crédito mentiroso.

  • Já alguma vez ouviu falar de uma conta de Serviços Mínimos Bancários?

    Se o seu caso é daqueles que não tem grande relacionamento bancário, deve estar a pagar demasiado pela sua conta à ordem. Verifique este artigo que é importante para si.

  • Os créditos vão ser mais baratos?

    Dia 10 de março conhecemos novas medidas do Banco Central Europeu com vista a colocar mais estímulos à economia. Neste artigo vamos trocar por miúdos estas decisões e mostrar quais os impactos nas suas finanças pessoais.

  • Qual o montante máximo para crédito pessoal?

    Está a pensar pedir crédito mas tem dúvidas se esta será a melhor solução para si? Tem receio de estar a entrar numa “aventura” e tem medo de “dar um passo maior do que a perna”? Neste artigo vamos dar-lhe alguns critérios para que possa tomar a melhor decisão quanto ao pedido de crédito pessoal.

  • 5 dicas para uma correta utilização do seu cartão de crédito

    Saiba como utilizar esta ferramenta de gestão de dinheiro sem entrar em situações de fragilidade financeira.

  • Como funciona o crédito grátis nos cartões de crédito?

    Neste artigo iremos falar-lhe do funcionamento do período de crédito grátis nos Cartões de Crédito.

  • Crédito Habitação: Os bancos querem lutar por si

    As notícias recentes dizem-nos que os bancos estão de novo a dar crédito habitação. Talvez não acredite mas o que vemos é uma queda acentuada das taxas de juro associadas a este tipo de contratos. Neste artigo vamos explicar-lhe porquê e dar-lhe algumas dicas para que consiga também poupar dinheiro com o seu crédito habitação.

  • Como fazer o IRS pela primeira vez e garantir que está tudo bem?

    Estamo-nos a aproximar rapidamente do momento em que temos de apresentar as nossas declarações de IRS ao Estado. Para muitos é um momento de alívio financeiro pois conseguem recuperar parte do dinheiro que entregaram. Para outros, infelizmente, é momento de pagar mais uns impostos. Neste artigo vamos dar-lhe algumas ideias de como fazer o seu IRS pela primeira vez.

  • O cartão de crédito é o seu melhor amigo?

    Não é uma brincadeira. É muito difícil, para muitas pessoas, viverem afastadas dos cartões de crédito. Neste artigo vamos falar-lhe de perigos da utilização recorrente do cartão de crédito, de formas de eliminar estas dívidas e de truques para poupar dinheiro todos os meses.

  • Devemos confiar no capitalismo?

    Não vamos entrar aqui em discussões ideológicas. Vamos antes pensar se vale a pena investir para ganhar dinheiro ou se, em alternativa, vale mas a pena esconder o dinheiro debaixo do colchão. Aliás, uma das (únicas?) vantagens desta crise foi o facto de nos ter levado a questionar sobre o modelo de consumo e de crescimento que tivemos.

  • Será que os depósitos a prazo ainda valem a pena?

    Nos últimos meses temos visto as taxas dos depósitos a prazo a cair a pique. Apesar de já assistirmos a alguma inversão em alguns bancos, o certo é que o retorno destes produtos é agora muito perto de zero. Sendo assim, o que deve fazer ao seu dinheiro?

  • 5 atitudes para garantir o seu futuro financeiro

    Gerir dinheiro não é uma ciência. No entanto, tem muito de emocional. Mexe muito com os nossos sentimentos. Neste artigo vamos apresentar-lhe 5 atitudes para dominar o seu futuro financeiro, quer falemos de crédito ou de investimento. Aproveitamos e desafiamo-lo a partilhar connosco aquelas que são as melhores posturas para poupar e/ou ganhar dinheiro.

  • Como comprar a casa dos seus sonhos sem acordar no meio de um pesadelo

    O objetivo de todas as pessoas será certamente pagar menos pelos seus créditos. Quanto menos pagar, melhor. Certo? Neste artigo vamos mostrar-lhe como pode ser um cliente mais apetecível para as instituições financeiras de modo a ter um spread mais baixo. Verá que não é assim tão complicado.

  • Quer ser enganado? Não leia os seus contratos

    Muitos clientes da Reorganiza chegam-nos com problemas financeiros sérios (incumprimentos, penhoras, venda das suas casas pelos bancos) devidos ao desconhecimento. Desconhecem as regras dos contratos. Pagam comissões desnecessários. Têm más experiências e sentem-se enganados. Neste artigo deixamos-lhe uma dica imprescindível para o seu sucesso financeiro.

  • Já fez o seu fundo de emergência?

    Para além da construção de um orçamento familiar, uma das principais regras no mundo das finanças pessoais consiste na constituição de um fundo de emergência. Neste artigo vamos alertar uma vez mais para a necessidade de se precaver face a imprevistos que podem fazê-lo descarrilar e entrar numa espiral de endividamento.

  • Quando um crédito é bom

    Recentemente escrevemos sobre o crédito como sendo uma prisão. Uma das mais antigas prisões. Na realidade, o crédito pode ser algo muito mau. Muito errado. E muito perigoso. No entanto, há alturas em que não só é preciso pedir crédito como em que o crédito é algo positivo para as nossas vidas.

  • Crédito. Uma Prisão Desde Sempre

    Neste artigo vamos falar-lhe de uma das maiores prisões da sociedade atual. Uma prisão para onde as pessoas correm muitas vezes com alegria e de olhos fechados. Porque é que gostamos tanto de crédito? Ou porque é que não conseguimos viver sem ele? Vamos procurar responder a estas e outras questões de seguida.

  • Como poupar dinheiro

    Os temas em torno da poupança são temas que apesar de serem muito populares acabam por assentar na sua generalidade na necessidade de corte e de restrição. Neste artigo iremos abordar o tema da poupança mas procurando mudar um pouco o foco. Procuramos que reflita sobre a necessidade de consumo e a urgência de definição de prioridades.

  • Resoluções de Ano Novo para as suas finanças pessoais

    O final do ano é um período de balanço. Procuramos olhar para o que fizemos no ano que acaba e perceber o que poderia ter corrido melhor. E temos o hábito saudável de fazer resoluções de Ano Novo. Promessas de mudança de vida.

  • Pequenos créditos para investimentos

    Tem uma ideia de negócio mas precisa de financiamento e não sabe como obter? Neste artigo vamos falar-lhe de três alternativas para fazer face às necessidades de investimento. É certo que todas elas envolvem riscos e trabalho mas podem ser a diferença entre conseguir realizar os seus sonhos ou deixar os seus projetos parados.

  • Posso perder o dinheiro dos meus depósitos?

    Neste artigo iremos procurar responder a uma pergunta: será que posso perder o dinheiro dos meus depósitos?